17.9 C
fpolis
terça-feira, maio 21, 2024
Cinesystem

Exposição “Vale da Estranheza” de João Salem estreia na galeria de arte do Shopping Itaguaçu

spot_img

Exposição “Vale da Estranheza” de João Salem estreia na galeria de arte do Shopping Itaguaçu

spot_imgspot_img

Utilizando resina, silicone, madeira, tecido e metal, o artista trabalha com cerca de 80% do material reciclado e reaproveitado.

O artista João Salem leva para a Galeria Itaguaçu + Arte a exposição “Vale da Estranheza”, até o dia 3 de junho, uma experiência que causa uma resposta emocional ímpar aos espectadores. A mostra traz figuras humanas e suas representações em momentos históricos. O diferencial do artista está na utilização de materiais como resina, silicone, madeira, tecido e metal, onde cerca de 80% do material utilizado, são reciclados e reaproveitados. O catarinense se destaca pelo talento e a habilidade em criar obras de arte que desafiam a percepção visual, mergulhando o espectador em um universo de detalhes e realismo extraordinários

O “Vale da Estranheza” explora o tema da hiper-realidade, enfatizando a capacidade do artista de transcender os limites da representação visual. Cada obra apresenta uma narrativa única, convidando o público a explorar e refletir sobre a interseção entre arte e realidade. Essa abordagem artística muitas vezes leva os espectadores a questionarem o que estão vendo, pois as obras parecem capturar momentos estáticos da realidade de maneira quase inacreditável. A técnica de João Salem emprega, principalmente, itens reciclados e reaproveitados, evidenciando figuras humanas e sua representação em momentos históricos.

A exposição, com 11 obras, cria uma ilusão tão convincente que desafia os limites entre a arte e a vida real, destacando “A Oráculo”, peça representativa e atemporal, que personifica o povo brasileiro, e “O guardião do templo”, que acompanha a imersão multidimensional na história ocidental. João Salem convida o observador a uma experiência visual intensa e reflexiva, explorando os limites da percepção e questionando as noções tradicionais de arte e representação.

Catarinense de Criciúma, João Salem é formado em  Design de Interiores com aprimoramento em construção de maquetes com materiais reciclados. Já realizou diversas exposições, como a mostra de figuras sacras hiper-realísticas, na Casa da Alfândega, em Florianópolis; na Galeria de Arte Santo de Casa, em Florianópolis; Galeria de arte Um lugar ao sol, em Curitiba; Centro Artístico Bruxa da Ilha, em Florianópolis, além da  réplica da Ponte Hercílio Luz que foi exposta também na Casa da Alfândega, na Capital. Além disso, já realizou exposições na Feira de Brasília, no Distrito Federal; Feira das Alfaias, em Florianópolis; e no Museu Natalino Pelznickel Platz, em Guabiruba.

O Projeto Itaguaçu + Arte homenageia e promove artistas locais com a curadoria de Chris Ribeiro em cada exposição mensal. A  exposição “Vale da Estranheza” fica aberta para visitação no Piso L2 do Shopping Itaguaçu, com acesso gratuito. Para mais informações, confira as redes sociais do shopping.

 Serviço

O quê: Exposição “Vale da Estranheza”, de João Salem

Quando: até  3 de junho de 2024

Onde: Piso L2, na Galeria Itaguaçu + Arte – Shopping Itaguaçu, R. Gerôncio Thives, 1079 – Barreiros, São José – SC

Quanto: Acesso gratuito à galeria

Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 10h às 22h; aos domingos das 12h às 20h.

Produção Cultural: Chris Ribeiro

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img