27.9 C
fpolis
sexta-feira, março 29, 2024
Cinesystem

Exposição mostra na Capital o espetáculo da natureza preservada

spot_img

Exposição mostra na Capital o espetáculo da natureza preservada

spot_imgspot_img

Cinco fotógrafos apresentam imagens de ambientes inóspitos em comemoração ao Dia do Meio Ambiente, a partir desta sexta-feira no Iguatemi.

“A Natureza ali era algo selvagem e terrível, embora belo. Eu olhava maravilhado para o solo por onde passava, para ver o que os Poderes tinham feito ali, a forma, o feitio e o material de sua obra. Essa era a Terra da qual tínhamos ouvido falar, feita do Caos e da Noite Antiga. Ali não havia jardim humano, mas o globo indomado”.

O filósofo Henry Thoreau acreditava no poder dos ambientes inóspitos como locais capazes de revelar o melhor da essência humana. Não há consenso sobre o acerto desse raciocínio. Mas centenas de pessoas ainda percorrem o mundo em busca de lugares pouco explorados – embora existam cada vez menos áreas assim – e atuam como “intermediários”, possibilitando mesmo aos mais sedentários conhecer um pouco das belezas da Terra. É o caso dos cinco autores da exposição “Natureza Preservada”, exposição de fotos que fica no Shopping Iguatemi Florianópolis de 3 a 17 de junho como parte das comemorações pelo Dia Mundial do Meio Ambiente.

Andreia de Marchi, fotógrafa, Áthila Bertoncini, oceanógrafo, Carmem Busko, bióloga, Ildo Golfetto, designer e professor, e Murilo Souza, designer gráfico, correram mundo em busca de imagens que variam entre o singelo e o brutal e inóspito. Em Fernando de Noronha, Bertoncini captou imagens de uma tartaruga, animal que tem um pé na pré-história e ajuda a nos lembrar de como nossa trajetória é curta sobre a Terra, e de belos cardumes. Na Argentina, Andreia captou imagens de ambientes glaciais, também capazes de diminuir a arrogância humana diante de tanta grandeza.

A exposição mostra, no entanto, que encontrar o belo na Natureza não exige necessariamente grandes expedições ou aventuras – apenas um pouco de paciência e sensibilidade. Isso fica evidente nas imagens captadas por Carmem, Ildo e Murilo. Eles nos relembram da beleza do pouso incerto de borboletas em finos galhos, do encanto de uma revoada de gaivotas sob o céu em tons de azul e da fragilidade das flores tropicais e dos pequenos insetos que se alimentam ou descansam na pétala de uma ninféia. “Natureza Preservada” mostra, assim, que o ambiente pode fazer surgir o melhor da experiência humana tanto no alto do Everest quanto no parque da esquina. Revelar-se – ou descobrir-se – depende do próprio homem.

Serviço:
Exposição “Natureza Preservada”
Quando: De 3 a 17 de junho
Onde: Corredor do Piso L3 do Shopping Iguatemi Florianópolis
Evento gratuito

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img