23.7 C
fpolis
quinta-feira, março 28, 2024
Cinesystem

Facisc conduz em SC campanha para projeto de lei que reduza a carga tributária

spot_img

Facisc conduz em SC campanha para projeto de lei que reduza a carga tributária

spot_imgspot_img

A Federação das Associações Comerciais de Santa Catarina (Facisc) está conduzindo no Estado a campanha “Eu quero um Brasil com menos tributos”, criada pelo Movimento Brasil Eficiente. A proposta é sensibilizar a população sobre a importância de diminuir o peso da carga tributária, mostrando exemplos de produtos e serviços.

A Facisc pretende colher no estado 300 mil assinaturas no site www.facisc.org.br/mbe. A meta nacional é colher 1,4 milhão de assinaturas, número necessário para apresentar ao Congresso Nacional um projeto de lei de iniciativa popular, reduzindo a carga tributária. A ação é semelhante à mobilização que resultou na Lei da Ficha Limpa, um projeto proposto pela vontade da população.

A diminuição dos impostos é uma das principais bandeiras da Facisc, e busca não apenas contemplar o setor empresarial, mas também deixar mais leve o bolso do cidadão. “O Brasil tem uma das cargas tributárias mais elevadas do mundo: 32,4% do Produto Interno Bruto (PIB)”, afirma o presidente da entidade, Alaor Tissot.

Imposto na NF

A campanha não tem vinculação político-partidária. Recentemente, a Facisc comemorou a lei que obriga a discriminação do imposto na nota fiscal de um produto ou serviço (lei n° 12.741/12).

A legislação é resultado de mobilização nacional que teve origem em Santa Catarina: o Feirão do Imposto, que buscou mostrar à população o peso do tributo no preço de produtos e serviços. A iniciativa foi do Conselho Estadual do Jovem Empreendedor de Santa Catarina (Cejesc), que faz parte da Facisc.

Veja o quanto você paga em imposto:

Açúcar: 32%
Feijão: 17%
Arroz: 17%
Pão francês: 17%
Manteiga: 36%
Água: 38%
Leite: 19%
Caipirinha: 77%
Cerveja: 56%
Café: 20%
Refrigerante: 46%
Carne bovina: 17%
Gasolina: 53%
Papel higiênico: 40%
Sabonete: 37%
Pasta de dente: 35%

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img