17.6 C
fpolis
quarta-feira, julho 6, 2022
Cinesystem Villa Romana Shopping

FACISC e SEF promovem Fórum SC: Um Estado Transparente

FACISC e SEF promovem Fórum SC: Um Estado Transparente

spot_imgspot_img

Evento é voltado para empresários, autoridades, servidores públicos, estudantes, contabilistas, comunidade em geral

A Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina e a Secretaria de Estado da Fazenda, através do Programa de Educação Fiscal, promovem no próximo dia 8/4, o Fórum SC: Um Estado Transparente. O evento é voltado para empresários, autoridades, servidores públicos, estudantes, contabilistas, comunidade em geral, formadores de opinião, e todas as pessoas que tiverem interesse em saber um pouco mais sobre o funcionamento do Estado, sobre recolhimento de impostos e educação fiscal. A entrada é franca.

A programação do evento prevê a realização do painel Gestão Pública, Transparência e Educação Fiscal que contará como moderadora a empresária Maria Izabel Pinheiro Sandri, vice-presidente da FACISC. Os painelistas Almir Gorges, auditor fiscal da Receita Estadual, Alaor Tissot, empresário e vice-presidente regional da FACISC, Milton Hobus, prefeito de Rio do Sul e Ubaldo César Balthazar, professor de Diretor Tributário da UFSC, debateram sobre os temas, com exemplos práticos de como exercer a transparência e de como melhorar a gestão pública.

O evento faz parte do Programa de Educação Fiscal promovido pela Secretaria de Estado da Fazenda, que mantém um convênio com a Facisc para a promoção do Programa Nacional de Educação Fiscal (PNEF) no Estado ao empresariado catarinense. O convênio foi firmado devido ao Fórum de Assuntos Tributários que já existe desde 2006 entre as duas entidades.

A educação fiscal é uma nova prática na área educacional que discute a relação do cidadão com o Estado no campo financeiro, integrando suas duas vertentes: a arrecadação e o gasto público. Santa Catarina é destaque nacional no Programa, que promove atividades desde a pré-escola para aumentar a conscientização sobre a importância da ética no serviço público e da participação da sociedade no acompanhamento e aplicação dos recursos públicos. O Programa é coordenado em SC pelas Secretarias da Fazenda, Educação e Receita Federal.

O objetivo do convênio com a Facisc é promover a cooperação entre as entidades para aumentar a abrangência da educação fiscal no Estado. Além de disponibilizar espaço físico para reuniões e eventos, a Federação se compromete com a divulgação e promoção das atividades entre seus cerca de 30 mil empresários associados. À Fazenda cabe, além de disponibilizar a estrutura de divulgação, promover cursos de capacitação aos interessados.

Fórum SC: Um Estado Transparente – Painel Gestão Pública, Transparência e Educação Fiscal
Local: Assembléia Legislativa – Auditório Antonieta de Barros
Data: 8/4/09 – quarta-feira
Horário: 18h30

spot_img