18.1 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

FAM 2019: para todos os fãs de cinema

spot_img

FAM 2019: para todos os fãs de cinema

spot_imgspot_img

O Festival se reinventa e além da nova data de realização – 26 de setembro a 02 de outubro – a 23ª edição consecutiva do Florianópolis Audiovisual Mercosul terá amplas mudanças

A organização do 23º Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM 2019 – divulgou nesta semana, grandes mudanças e novidade para a edição deste ano.

O festival de cinema, único com abrangência do Mercosul, muda de data, como já comunicado no início do ano, e de casa. O FAM deixa o inverno e passa a ser realizado nos primeiros dias da primavera, entre 26 de setembro e 2 de outubro, e retorna ao centro da cidade.

"O FAM é um festival de cinema que figura entre os mais antigos do Brasil e leva o nome de Florianópolis para além do nosso continente. De tempos em tempos, fizemos o movimento de mudança e agora é o momento de retornar a espaços do centro histórico. Mais ambientes vão respirar o clima do cinema e assim vamos estar mais próximos do cotidiano da nossa cidade", diz Antonio Celso dos Santos, diretor geral do FAM.

Em 2019, o FAM será realizado em quatro locais diferentes do centro da capital catarinense. O festival de cinema será no complexo de cinemas Cineshow, no Beiramar Shopping. As cinco salas exibirão os filmes das mostras competitivas e convidadas durante os sete dias de FAM. Serão no mínimo 80 sessões de cinema, dependendo dos filmes selecionados, divulgados no início de julho.

"Nossa busca para atender a multiplicidade de público, de olhares, de identificações e também para que este encontro com o cinema do Mercosul tenha a melhor experiência com a qualidade da sala de cinema nos levaram ao encontro desta nova parceria. Teremos um complexo de salas projetadas para cinema que se tornam casa do festival por toda a semana e poderemos apreciar o filme comendo pipoca, num ambiente para permanecer e conversar ao final da noite", explica Marilha Naccari, diretora de programação do FAM. 

As atividades de formação, como as palestras, painéis e o Rally Universitário Floripa 2019 serão no Museu da Escola Catarinense, prédio histórico, administrado pela Universidade do Estado de Santa Catarina – Udesc, localizado no centro de Florianópolis (Rua Saldanha Marinho, 196). 

As atividades relacionadas ao mercado audiovisual ficam concentradas no Hotel Majestic Palace, na Avenida Beira-Mar. O Encontro de Coprodução do Mercosul – ECM 2019 – entre os dias 29 de setembro a 1º de outubro, reunirá produtores do Mercosul e oito players confirmados, cinco canais de televisão – Fox Latam, Canal Brasil, Box Brasil, CineBrasil TV e TELEFE – e três distribuidoras – Elocompany (Brasil), Artkino (Argentina) e BF Distribution (Chile).

E a cerimônia de premiação do 23º FAM, no dia 02 de outubro, será no Teatro Álvaro de Carvalho, local histórico e com forte ligação com o audiovisual. A primeira projeção cinematográfica na cidade foi no TAC, em 1900. Oito anos depois, foi instalada a primeira sala fixa de cinema de Florianópolis.

O FAM 2019 é organizado pela Associação Cultural Panvision e Muringa Produções Audiovisuais.

Inscrições abertas: 

Rally Universitário Floripa 2019 

Encontro de Coprodução do Mercosul

Chamada de trabalhos para publicação na Revista GEMInis

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img