15.1 C
fpolis
sexta-feira, setembro 17, 2021
cinesytem

FAM 25 anos divulga programação

spot_img

FAM 25 anos divulga programação


O Festival Internacional de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul será totalmente on-line entre os dias 23 a 29 de setembro com exibições gratuitas


Pela primeira vez em 25 anos, o Festival Internacional de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul trouxe já nas inscrições um tema: Reflexão. As mostras competitivas, convidadas, debates, palestras e painéis permeiam a temática e fortalecem a união da identidade cultural da América Latina, respeitando as diferenças.

Serão exibidos 50 filmes, de 12 países, e este ano a programação do festival está preparada para apresentar um filme por sessão.

Sempre às 18h, as sessões estarão disponíveis na plataforma de streaming Innsaei.tv, que pode ser acessada pelo computador, tablet, SmartTV ou no celular. Os filmes ficam disponíveis por 24 horas, possuem limite de 300 acessos na sala de cinema virtual, geoblocking para a América do Sul e o público pode votar ao fim de cada filme, assim escolhendo as produções que levam o troféu Panvision “Júri Popular”.

A abertura, quinta-feira, dia 23 de setembro, às 17h, será transmitida no canal do Youtube do Festival e terá um grande encontro sobre o tema Reflexão, com a sócia-diretora da Raiz Distribuidora Audiovisual, a produtora brasileira Assunção Hernandes e o ator argentino Jorge Román.

O documentário catarinense convidado “Quem precisa de identidade?”, dirigido por Kátia Klock, estreia na abertura do Festival, no dia 23.

Mostra Convidada Animação, com curadoria de Paulo Munhoz, apresenta uma pequena demonstração de formatos, técnicas, públicos e narrativas de filmes de animação. Serão exibidos seis produções, nos dias 23 e 24 de setembro.

De 23 a 29 de setembro, sempre ao meio-dia, no Instagram do Festival haverá uma live com convidados especiais.

Sucesso no ano passado, os debates com os realizadores seguem na programação do FAM 2021. De 24 a 28 a partir das 19 horas e no dia 29 às 17h no canal do Youtube do Festival.

A cerimônia de Premiação e encerramento do 25º Florianópolis Audiovisual Mercosul será dia 29, às 20h, com transmissão pelo Youtube do festival.

Logo após o encerramento entra no ar por 24 horas a “Maratona FAM 25 anos”, com os filmes que ainda não atingiram o limite de 300 acessos. Será possível acessar até às 18h do dia 30 de setembro.

O 25º Florianópolis Audiovisual Mercosul tem o patrocínio do Sebrae e é uma realização da Associação Cultural Panvision e Muringa Produções Audiovisuais.


ECM+LAB
O 5º Encontro de Coprodução do Mercosul – ECM+LAB, com 31 Players confirmados, já começou as atividades, no dia 20 de agosto, com o Laboratório de Projetos. Segue durante todo o mês de setembro e tem sua abertura oficial na sexta-feira (24.09) às 10h, com a presidente executiva da APRO, Marianna Souza, e o presidente da BRAVI e conselheiro do ECM, Mauro Garcia, seguida da Palestra Objetiva Empreendedorismo em Foco, com Ricardo Tiezzi, sobre Roteiro e novas narrativas digitais.

Às 17h haverá o Painel “Animação” com Paulo Munhoz (Tecnokena), Gabriel Garcia e Pato Escala (Los Amigos), com mediação de Aline Belli (Belli Studios).

Na segunda-feira (27.09), às 17h o Painel tem como tema “Venha filmar em Santa Catarina”, com Cesar Carvalho (Plataforma SC Film Commission), Aline Belli (presidente Santacine), Vini de Lucca (Floripa Film Commission), representante da Santur, com mediação de João Roni (Ocean Films).

Na terça-feira (28.09), a partir das 9h30, a Palestra Objetiva Empreendedorismo em Foco vai tratar sobre Legislação VOD, com Débora Ivanov. A partir das 11h30, o Painel Streaming 01 será com Fabricio Proti (vice-presidente sênior de Ad Sales para AVOD & Pay TV na América Latina da ViacomCBS), Gustavo Castro (chefe de Conteúdo Telefónica Hispan), Mireia Ramon (gerente de Desenvolvimento de Negócios LatAm – Telefónica Hispan) e representante da Globoplay.

Na parte da tarde, o Painel “Streaming 02”, a partir das 17h, será com Deydrid Kaefer (Box Brazil Play), Juliana Brito (Belas Artes À La Carte) e Yenny Alexandra Chaverra Gallego (coordenadora Retina Latina).

Na quarta-feira (29.09), às 10h, inicia o “Painel Film Commission – Film Friendly – Green Film”, com Daniel Celli (consultor), Ana Aizenberg (Film Commission Argentina/ INCAA), Luz Molina (area de Projetos de Promálaga – Espanha) e representante do Show Me the Fund – Fundos Verdes.

O 5º Encontro de Coprodução do Mercosul também conta com pitchings, reuniões one to one entre realizadores e players, speed pitching, encontro com produtores e a Mostra Work in Progress, de filmes ainda em desenvolvimento.

Mostra Longas Ficção
Competitiva desde 2019, sempre muito esperada pelo público. Abrindo a Mostra na quinta-feira, dia 23.09, o impactante “Matar a Pinochet”, direção de Juan Ignacio Sabatini, estreia nacional, não deixa esquecermos o passado da ditadura no Chile. No sábado (25.09) será a estreia mundial do filme catarinense “Achados Não Procurados”, obra-prima da diretora Fabi Penna. Na segunda-feira (27.09), a comédia “La Teoría de los Vidrios Rotos”, de Diego Parker Fernández, reflete sobre a natureza humana em uma pequena cidade.

Mostra Longas Documentário
Pedido de público e realizadores, esta mostra competitiva é sempre uma imersão na diversidade, poética e reflexão de nossos tempos e territórios. Na sexta-feira (24.09) acompanhamos o cinema e a ditadura colombiana, na estreia nacional do “El Film Justifica Los Medios”, direção de Jacobo Del Castillo, que volta ao FAM finalizado. A produção foi exibida em 2019 na Mostra WIP. No domingo (26.09), outra estreia, as crenças e mistérios na Amazônia equatoriana no filme “Iwianch, el Diablo Venado”, direção de José Cardoso. E na terça-feira, (28.09), todo o afeto de uma relação que tem sua história confundida com a própria memória do audiovisual latino-americano em “O amor dentro da câmera”, de Jamille Fortunato e Lara Beck Belov.

Mostra Work in Progress
Este é o terceiro ano da Mostra WIP no FAM, com filmes que estão em pós-produção. Com recorde de inscritos, foram selecionados quatro documentários e duas ficções que fazem parte do ECM+LAB e poderão ser assistidos pelos participantes. As exibições começam no sábado (25.09) e seguem até terça (28.09) com diversidade de países e temas frequentes neste último ano, como relação familiar, solidão, perda, amizades, distanciamento e um documentário sobre a banda mais reconhecida de cumbia amazônica.

Mostra Curtas
Este ano a mostra competitiva, nunca antes tão internacional, irá apresentar nove filmes indicados por festivais ou instituições aliados de cada um dos países do Mercosul e ainda um filme brasileiro, completando 10 produções. São grandes revelações e filmes premiados que serão exibidos na robusta programação começando no dia 23.09 com o curta brasileiro “Quantos mais?”, direção de Lucas de Jesus.

Na sexta (24.09) serão exibidas as produções “A E I Peru”, de Mariana Alejandra Flores Tuesta e “Todo Tembló un Poco”, direção de Lucía Martínez Aguiar. No sábado (25.09), “La Vendedora de Lírios”, dirigido por Igor Galuk e “1959”, direção de Daniel Gómez Prieto. No domingo (26.09) “Extranjeros”, de Fernando Arze Echalar e “El Río”, dirigido por Angeluz Parra. Na segunda (27.09), “Bestia”, direção de Hugo Covarrubias e “El Intronauta”, direção de Jose Arboleda.
A programação da Mostra Curtas encerra na terça-feira (28.09), com “El Dedo de Johnny Apunta Hacia Mi”, direção de Andrés Cornejo.

Mostra Curtas Catarinense
A mostra completa 10 anos na programação do festival e continua revelando talentos catarinenses. Este ano serão exibidos cinco filmes em première.

Abre a Mostra na sexta-feira (24.09) a animação “A Árvore de Alfajor”, direção de Marcela Soares. No sábado (25.09), “Les Petits Rats”, ficção, direção de Bruna Boita Meoti. No domingo (26.09), o documentário “Entrando no País das Maravilhas”, direção de François Muleka. Na segunda (27.09), “Espelho Espelho Meu”, documentário dirigido por Laura Bassani e encerramento na terça (28.09), com o filme experimental “eth_OS”, direção de Victor Galles.

Mostra Videoclipes
A mostra mais concorrida do ano permite transitar em diversos mundos, entre histórias de amor, depressão, lutas sociais, representação e muita arte nos mais diferentes ritmos e melodias.

Abre a programação na quinta-feira (23.09), o videoclipe “Tirem as Cercas” – Regiane Araújo Part. Núbia e Débora Melo, direção de Thais Lima. Na sexta (24.09), “Sinal Fechado” – Getúlio Abelha, direção de Lucas Sá. No sábado (25.09) “Rolowood” – El Venue, direção de Carla Melo. Domingo (26.09) é a vez do “Chapadô” – Lutty part. Jeffy e The Bochados, direção de Guilherme Jardim e Samuel Fávero. Na segunda (27.09), “Breathe” – Francesco Santalucia, direção de Fernando Haddad e Larissa Korolkovas. A mostra encerra na terça (28.09), com “Joven Consciente” – Ha’e Kuera Ñande Kuera, direção de Fernando Paul Wheden.

Mostra Infantojuvenil
Uma mostra para assistir com as crianças e os jovens. Temas como esperança, amizade, bullying, lendas da Amazônia, descobertas e aquecimento global estão entre os assuntos em foco dos seis filmes selecionados que serão exibidos de sábado (25.09) até terça-feira (28.09).

Mostra Rally Universitário
Os curtas vencedores da Maratona Cinematográfica do FAM em que 25 estudantes de todo o Mercosul produzem em 100 horas contínuas um filme agora vão ter voto popular. Relações familiares, crítica social e o videoclipe realizado no ano passado com a equipe trabalhando remotamente são retratados aqui. A Mostra é competitiva entra na programação no sábado (25.09) e segue até terça-feira (28.09).

No domingo (26.09), no canal do Youtube, será realizado a partir das 17h o encontro “Rally Universitário: coprodução de raiz” com ex-participantes da atividade e será mediado por Alejandro Fuentes (Fenavid).

Mostra Animação
Com curadoria de Paulo Munhoz, esta mostra convidada é uma pequena demonstração de formatos, técnicas, públicos e narrativas da animação. Serão exibidos seis filmes nos dias 23 e 24 de setembro.

Estarão na programação:
Quma y Las Bestias, direção Ivan Stur, Javier I. Luna Crook | Argentina | 2019 | 11 min
As Novas Aventuras do Kaiser, direção Marcos Magalhães | Brasil | 2020 | 11 min
Almirante Negro, direção Anderson Cruz | Brasil, Portugal | 2020 | 05 min
A Pirate’s Heart, direção Alexander Radcenco, Angel Gomez , Pedro Fernandez| Uruguai | 2019 | 03 min
Iñepyrume: Mitologìa Guaraní, direção Nicolás Cantero | Paraguai | 2020 | 08 min
Girasol, direção María Victoria Sánches Lara | Venezuela | 2019 | 09 min

editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img

Leia mais