21.8 C
fpolis
sábado, abril 27, 2024
Cinesystem

Família Schurmann faz história com o primeiro veleiro brasileiro a atracar na China

spot_img

Família Schurmann faz história com o primeiro veleiro brasileiro a atracar na China

spot_imgspot_img

Após três anos de planejamento, mais de dois anos trabalhando na construção do veleiro Kat e dezenove meses navegando por mares e oceanos do mundo, os catarinenses da família Schurmann chegaram nesta terça-feira, 5, no porto de Xangai, na China, destino principal da Expedição Oriente. Eles foram recebidos solenemente por autoridades locais e representantes da imprensa chinesa.

“A emoção de realizar um sonho é difícil de descrever. Neste caso, então, é praticamente impossível. Não foi nada fácil chegar até aqui”, conta Vilfredo Schurmann. Há mais de seis meses, a equipe da Expedição Oriente vem preparando para que possa aproveitar ao máximo a experiência de conhecer uma cultura tão distinta como a da China – além de todo o trabalho prévio, realizado até a partida de Itajaí, em 21 de setembro de 2014.

Com o apoio fundamental da Embaixada da China no Brasil, do Consulado Brasileiro em Xangai e de demais instituições chinesas, a Família Schurmann volta a fazer história.    

Recepção solene em Xangai.

“Depois de seguir todos os trâmites necessários, fomos informados que o Kat seria o primeiro veleiro brasileiro a atracar em um porto chinês e que, nos últimos 5 anos, apenas dez embarcações estrangeiras desse tipo conseguiram essa permissão”, comemora capitão Vilfredo. “Aqui é o ‘berço’ da Expedição Oriente e da tese que defende os chineses como grandes descobridores”, completa, referindo-se à polêmica teoria de que os navios chineses teriam aportado na América 70 anos antes de Colombo, circunvagado o globo um século antes de Magalhães e chegado à Austrália 320 anos antes de Cook, entre outros fatos históricos. Vale lembrar que Expedição Oriente, atual aventura da Família Schurmann, conta com o apoio fundamental dos patrocinadores Estácio, HDI Seguros e Solví.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img