25.9 C
fpolis
quinta-feira, fevereiro 29, 2024

Fanfarra da Ponte abre inscrições para o Núcleo de Estudos de percussões e sopros

spot_img

Fanfarra da Ponte abre inscrições para o Núcleo de Estudos de percussões e sopros

spot_imgspot_img

Quinta edição do programa de educação musical livre e gratuita será realizada via Programa de Incentivo à Cultura com apoio integral da Celesc

Aula de percussão do Núcleo de Estudos da Fanfarra da Ponte. Foto: divulgação.

Florianópolis-SC, 22 de janeiro de 2024 – Já imaginou estudar música e praticar seu instrumento com professores renomados gratuitamente? Esse desejo pode se tornar realidade para 80 moradores da Grande Florianópolis neste primeiro semestre de 2024, graças ao Programa de Incentivo à Cultura (PIC), política pública catarinense, e ao apoio integral da Centrais Elétricas de Santa Catarina S.A. (Celesc). Destinado a instrumentistas de percussão e sopro nos níveis iniciante e intermediário, o Núcleo de Estudos Fanfarra da Ponte receberá inscrições de 22/1 a 15/2, por meio do formulário de inscrição a seguir: https://forms.gle/moCBc6QpRLXZqqLi7.

“Nosso objetivo é ensinar ritmos brasileiros tanto para quem ainda não toca, quanto para aqueles que já têm alguma afinidade com o instrumento, mas desejam se aprimorar. Todo mundo está convidado a se inscrever, desde que tenha acesso ao instrumento para utilizar nas aulas”, explica Eva Figueiredo, professora de sopro do projeto. Além do repertório, os alunos aprenderão a técnica de cada instrumento, prática de conjunto e teoria musical. Quando os alunos estiverem aptos em seus instrumentos, poderão participar da Fanfarra da Ponte, grupo criado em 2019 e que desde então ensaia semanalmente e tem se apresentado no Carnaval e em vários eventos públicos da cidade.

O projeto iniciou suas atividades em 2022 e desde então já realizou quatro ciclos, dois a cada ano, contemplando aproximadamente 250 alunos. O Núcleo de Estudos tem quatro professores, dois de sopro e dois de percussão que ministram as aulas às terças, quartas e sábados, além de mais uma professora de percussão nos ensaios da Fanfarra da Ponte aos domingos.
Visando justiça social e atender às minorias, o processo seletivo para as quatro turmas reserva 30% das vagas para mulheres, pessoas trans e não-binárias, negros, imigrantes e  indígenas. Também serão priorizadas pessoas em condição de vulnerabilidade econômica, com renda mensal de até um salário mínimo vigente. O resultado será divulgado na imprensa e no perfil da fanfarra no Instagram (https://www.instagram.com/fanfarradaponte/), no dia 20/2.

Sobre a Fanfarra da Ponte

A Fanfarra da Ponte nasceu no Carnaval de 2020 com um pequeno grupo de músicos que, com o desejo de colorir e balançar as ruas de Florianópolis, levou seu estandarte e seu cortejo pelo Centro da cidade. Com a intenção de promover a experiência de construir o Carnaval junto com o povo, na rua, o grupo colocou as tradicionais marchinhas carnavalescas em seu merecido lugar ao sol e, ao mesmo tempo, trouxe diversas outras canções populares da atualidade, vestindo esse repertório com uma roupagem própria.

Sobre o PIC

O Programa de Incentivo à Cultura (PIC) é um programa de fomento a projetos culturais catarinenses, por meio de renúncia fiscal do ICMS (Imposto de Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação).

O PIC permite que as empresas contribuintes do ICMS possam patrocinar projetos culturais aprovados pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e abater o valor investido do imposto devido, mensalmente, na forma e nos limites estabelecidos pela Lei nº 17.762, de 7 de agosto de 2019, regulamentada pelo Decreto nº 1.269, de 04 de maio de 2021.

A empresa contribuinte que deseje apoiar financeiramente um projeto que obteve Autorização de Captação, precisa estar com as obrigações fiscais em dia, estar sediada em Santa Catarina e se habilitar como incentivadora no Sistema de Administração Tributária (SAT), no sítio eletrônico da Secretaria de Estado da Fazenda.

Serviço

5º Núcleo de Estudos Fanfarra da Ponte

Inscrições: de 22/01 a 15/02

Resultado do processo seletivo: 20/02

Formulário de inscrição: https://forms.gle/moCBc6QpRLXZqqLi7

Informações e contato: https://www.instagram.com/fanfarradaponte/

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais