20.8 C
fpolis
quinta-feira, março 28, 2024
Cinesystem

Feira Estudantil Redescobrindo a Matemática promove atividades educativas

spot_img

Feira Estudantil Redescobrindo a Matemática promove atividades educativas

spot_imgspot_img

O Grupo PET do Curso de Matemática da UFSC promove nesta quarta, dia 12 de maio, a III Feira Estudantil Redescobrindo a Matemática (Fermat). O encontro será realizado das 9h às 17h, no Hall do Centro de Cultura e Eventos.

Ao longo do dia serão oferecidas atividades educativas para estudantes do ensino fundamental e ensino médio. Entre as ações fixas estão oficinas de origami, criptografia, geoplano, sólidos geométricos e módulos (música e probabilidade).

Durante o encontro será também realizado o CineMat, com mostra de curta-metragens cujo tema principal é a matemática. O objetivo é despertar interesse dos participantes, já que essa disciplina é abordada por uma perspectiva diferente.

As atividades livres consistem em jogos lógicos, sistema de contagem, linha do tempo, provas do Teorema de Pitágoras, sequências e oficina de Tangram (quebra-cabeça chinês de encaixe de triângulos) e Olimpíada Regional de Matemática de Santa Catarina.

A primeira edição da Fermat foi realizada em 16 de setembro de 2008, com a proposta de aumentar o contato tanto da graduação com as escolas, quanto dos alunos do ensino básico com a universidade. A feira busca desmistificar a visão de que a matemática é matéria difícil, além de difundir a história da disciplina para atribuir mais significado aos conhecimentos já absorvidos pelos alunos.

O nome da feira é uma homenagem ao matemático francês Pierre Fermat (1601-1665). Ele foi um dos pioneiros da geometria analítica, contribuiu para o desenvolvimento do cálculo e foi precursor da moderna teoria dos números. Fermat deixou um teorema que foi provado somente em 1994 pelo britânico Andrew Wiles, atualmente conhecido como o Último Teorema de Fermat.

O Programa de Educação Tutorial (PET) é destinado a alunos de graduação das Instituições de Ensino Superior. O objetivo é propiciar aos estudantes, sob a orientação de um professor tutor, condições para realização de atividades extracurriculares que complementem sua formação acadêmica.

Mais informações: (48) 3721-6809 / grupo@pet.mtm.ufsc.br

Por Gabriella Bridi / Bolsista de Jornalismo na Agecom

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img