24.3 C
fpolis
sexta-feira, março 29, 2024
Cinesystem

Ferramentas úteis para preparar uma aula à distância

spot_img

Ferramentas úteis para preparar uma aula à distância

spot_imgspot_img

Com a pandemia de COVID 19 que ainda preocupa e assola o Brasil e o mundo, as pessoas precisaram reinventar diversas ações e atividades. Dentre elas, os professores tiveram que mudar a sua forma de ensinar e de preparar uma aula, recorrendo a aula à distância. 

Ou seja, mesmo que existia uma tendência para o crescimento do ensino à distância por conta dos afazeres e tarefas das pessoas, a pandemia potencializou esse tipo de ensino. 

Assim, mesmo aqueles estudantes que não optaram por ter aulas à distância, por conta da pandemia, precisaram ter. Da mesma forma que os professores que sempre realizaram seu trabalho de modo presencial tiveram que se adaptar a essa nova forma de ensino.

Portanto, mesmo que há um decreto em Santa Catarina que autoriza aulas 100% presenciais, os profissionais da educação ainda têm o risco de voltar a lecionar à distância. Por isso, se você é professor e ainda se sente perdido com essas tecnologias online, conheça algumas ferramentas úteis para preparar uma aula online. 

As características da aula à distância

A maior característica do ensino à distância para os alunos é a flexibilidade. Ou seja, o estudante pode escolher quando, onde e quando estudar, além de qual ritmo de estudo ter. No entanto, o estudante precisa ter disciplina e comprometimento para conseguir realizar as tarefas obrigatórias e absorver todo o conteúdo.

Por exemplo, para aqueles que querem estudar, mas precisam de flexibilidade a CPDI lançou cursos online e gratuitos. O que é extremamente interessante para todos os alunos, no entanto como funciona essa dinâmica EAD para os professores?

Assim, os professores do ensino à distância funcionam como uma espécie de tutor. Afinal, agora eles possuem as funções de montar e criar o curso e os conteúdos de aula, além de planejar todo o cronograma e atividades. 

Só que mais do que isso, ele precisará gravar aulas e vídeos online com todo o conteúdo. De modo a estar em contato com o aluno e transmitir aprendizado por meios virtuais.  E tudo isso de maneira simultânea, o que pode implicar certa dificuldade, pois a interação é fundamental, mas é feita por meio da tecnologia. 

E entre as maiores dificuldades de um professor que precisa ser adepto do ensino à distância é preparar uma aula online. Por isso, conheça diversas ferramentas que auxiliarão nesse processo.

Ferramentas úteis para ensino à distância 

As ferramentas digitais servem para auxiliar os professores no seu novo desafio de ensino à distância. Há inúmeras delas e nós separamos algumas das melhores, confira:

Plataformas AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem)

Uma plataforma AVA é um sistema ou software que possui diversas ferramentas especificas para o desenvolvimento de um curso à distância. 

Ou seja, ela distribui conteúdos como as aulas gravadas, bibliotecas, textos avulsos, chats, fóruns e toda informação e apoio a professores. E tudo isso para que esses consigam gerenciar de uma maneira melhor conteúdos e materiais. 

Além disso, o professor consegue personalizar o ambiente para organizar a plataforma e sua organização do jeito que achar melhor para o curso. Como, por exemplo, a criação de regras.

Também, há como acompanhar o progresso e processo de aprendizagem do aluno. E tudo isso de uma forma sucinta e organizada.

Assim, geralmente, cada universidade e faculdade pode possuir sua própria plataforma AVA. No entanto, para as escolas e instituições de ensino superior que não apresentam um Ambiente Virtual de Aprendizagem próprio, as mais recomendadas são:

  • Moodle;
  • Google Classroom;
  • Blackboard;
  • LSM Estúdio;
  • Teleduc;
  • AulaNet;
  • E-Proinfo.

Aplicativos gratuitos de videoconferências

Para preparar uma aluna à distância, além de possuir um sistema AVA, o professor tem que escolher um aplicativo para dar aula online.  Assim, será por meio desse aplicativo que ocorrerá a aula síncrona e a interação entre alunos e professor.

Portanto, há diversas opções, mas entre as melhores e que são gratuitas estão:

  • Google Meet;
  • Zoom;
  • Skype.

Bibliotecas virtuais

As bibliotecas virtuais são ótimas ferramentas para o professor preparar uma aula à distância. Pois será por meio delas que os alunos acessam e baixam materiais didáticos e paradidáticos. E isso antes, durante, ou após as aulas.

Desse modo, o professor pode criar um acervo virtual para seus alunos terem acesso às mídias pertinentes ao curso. 

E-mail

Mesmo que uma grande instituição como a UFSC já alertou para tentativas de golpe por e-mail, essa ferramenta é uma das melhores e mais eficientes. E isso para a comunicação entre alunos e professores.

Assim, o e-mail é uma das formas de comunicações mais formais que existem e podem ser registradas para eventuais consultas posteriores. 

Por meio de um e-mail, o professor pode fazer registro formal de informações pertinentes ao curso e enviá-las aos alunos. Assim como, também, enviar conteúdos. E os alunos podem tirar qualquer dúvida por esse meio de comunicação.

 Clipchamp

Muitos professores precisam gravas as aulas assíncronas para seus alunos. No entanto, esse processo de gravação pode gerar dúvidas e ser um pouco complicado. Por isso, há uma ferramenta que se chama Clipchamp.

O Clipchamp é um gravador de tela e webcam  que facilitará a comunicação entre alunos e professores de modo a criar mais interações com os estudantes. Além disso, há diversas opções para editar as gravações com eficiência.

Blogs e sites

Outra ferramenta útil para preparar uma aula à distância é um blog ou um site. Esses são extremamente bons para a divulgação e criação de conteúdos. Sejam eles já discutidos em aula ou novos.

Afinal, essas ferramentas são fáceis de usar e os professores podem adicionar imagens, vídeos, gifs e vídeos. De modo que o conhecimento será mais interativo e mais fácil para a aprendizagem e sedimentação na memória.

Para a criação de conteúdos para blogs e sites, ou até mesmo para o AVA, os professores podem usar as seguintes ferramentas:

  • Canva;
  • Google Slides;
  • YouTube.

No entanto, os blogs e sites também podem conter listas de exercícios. Essas que o professor consegue fazer por Word e transformar em PDF, ou usar ferramentas específicas para isso, como:

  • Quizzlet;
  • Google Docs;

Google Drive

O Google Drive, assim como o Google Classroom, é uma ferramenta do Google em que o professor precisa ter uma conta no Gmail para acessá-lo. Dessa forma, essa plataforma funciona como um serviço de armazenamento de arquivos diversos na nuvem.

Ou seja, o professor consegue inserir qualquer arquivo em um local em que qualquer pessoa tem acesso. Para isso, o estudante precisa apenas ter uma conexão com a internet.

No entanto, para quem deseja outra opção de armazenamento de arquivos em nuvem, existe o Dropbox.

IMAGEM: Freepik

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img