19 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Festival das Flores de Florianópolis segue até sábado

spot_img

Festival das Flores de Florianópolis segue até sábado

spot_imgspot_img

http://festivaldasfloresfloripa.com.br/wp-content/themes/festivaldasflores/images/logo.png

Centenas de flores e plantas ornamentais, muita música e apresentações culturais fazem parte de mais uma edição do Festival das Flores de Florianópolis, que inicia nesta terça-feira, dia 1º de dezembro, às 9 horas, na Praça Fernando Machado, no centro da Capital. Como em anos anteriores, o Festival abre sua tenda com cerca de mil metros quadrados saudando seus visitantes com uma apresentação musical. Nesta edição, o show fica por conta da Banda Sinfônica da Polícia Militar de Santa Catarina.

Além das famosas flores de Holambra, um dos principais pólos produtores de plantas ornamentais do Brasil, o Festival das Flores conta cada vez mais com a participação de produtores locais, que vem incrementando sua produção, possibilitando a reposição de mudas diariamente.

As frutíferas e ervas medicinais, tão apreciadas pelo público do Festival, também estarão presentes. Assim como bonsais, orquídeas, azaléias, rosas, diferentes espécies de tuias (pinheiros) e muitas outras plantas. Tudo a preço super especial. Este ano, além de contar com assessoria técnica, no próprio Festival, os consumidores poderão acessar o site www.festivaldasfloresfloripa.com.br e encontrar, entre outras coisas, boas dicas de como cuidar de suas plantas.

A localização do Festival das Flores, na Praça Fernando Machado, onde existia o pitoresco e elegante Bar Miramar, é também palco perfeito para apresentações artísticas.

Este ano, além da Banda da Polícia Militar, já confirmaram participação Jackson Cardoso, Duo de Pai pra Filho, Chica Cavalcanti, Boi de Mamão Filhos da Terra, Valdir Agostinho, Orquestra Escola de Florianópolis e a banda de Amor à Arte. A entrada para apreciar as flores e as atividades artísticas é gratuita.

Na oitava edição do Festival das Flores, os organizadores comemoram o florescer desta semente que germinou, e a cada ano que passa se consolida em seu objetivo de trazer à cidade mais alegria, através das flores, da arte e da boa vontade e dedicação de cerca de 200 voluntários. São eles que durante quase todo o ano trabalham para o sucesso desta festa, que é também a principal fonte de renda do Núcleo Estrela D’Alva e Pré-Núcleo Luz Abençoada, unidades administrativas do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal, e da Associação Beneficente Casa da União Estrela da Manhã.


VIII Festival das Flores de Florianópolis
Quando: 1º a 12 de dezembro
Horário: Das 9h às 20h
Onde: Praça Fernando Machado (antigo Miramar)
Quanto: gratuito

Local:

Praça Fernando Machado
(em frente a praça XV – antigo Miramar)
Fone: (48) 9977-5569 / (48) 3337- 0015

Mais informações: http://festivaldasfloresfloripa.com.br/



Conheça um pouco mais sobre o Festival das Flores

A história do Festival das Flores de Florianópolis iniciou com um grupo de pessoas que buscavam fazer um evento que, além de trazer recursos ao Centro Espírita Beneficente União do Vegetal, possibilitasse proporcionar à Florianópolis mais colorido e alegria.

Assim, lembramos das flores e da arte, que costumam tocar o coração das pessoas, tanto de jovens como de adultos e até das crianças. Com o slogan “Alegre o coração, plante flores” iniciamos a concretização deste sonho com uma parceria com Holambra e contamos com o auxílio da Prefeitura Municipal de Florianópolis, artistas locais, patrocinadores e dos voluntários do Centro.

A primeira edição, em 2002, foi no Largo da Alfândega. Na época, com uma programação cultural ainda tímida,recebeu em torno de 25 mil visitantes nos 11 dias em que sua lona ficou montada no centro de Florianópolis. No ano seguinte a freqüência de público dobrou, com a participação de mais de 55 mil pessoas e, desde a quarta edição, vem superando a casa dos 100 mil freqüentadores que compram flores e vivenciam a programação cultural.

Com a ampliação do Festival, o evento passou a ser realizado na Praça Fernando Machado, antigo Miramar, espaço público gentilmente cedido pela Prefeitura Municipal de Florianópolis, desde o IV Festival, no ano de 2005.

A cada edição são expostas mais de 200 espécies de plantas e flores num número total aproximado de 180 mil mudas.

O Festival vem cumprindo com a sua função de divulgar e aumentar, em todas as camadas sociais, o gosto pelo cultivo das plantas. Este resultado é notado pelas expressões de contentamento e declarações espontâneas vindas dos visitantes. Pessoas que jamais visitaram uma floricultura se deslumbram ao primeiro contato com a vasta coleção de flores e variada exposição de plantas ornamentais. Amantes da natureza e colecionadores encontram no Festival oportunidade de ampliar seus acervos e informações, além da saudável troca de conhecimentos botânicos.

Objetivos do Festival:

* Criar na população o gosto pelo cultivo das plantas e o desejo de presentear com flores, num trabalho de conscientização e cuidados com o meio ambiente.

* Divulgar as raízes culturais da Ilha de Santa Catarina, através de apresentações em palco e de folguedos de atrações populares como, por exemplo, Boi-de-Mamão, Ratoeira e Pau-de-Fita.

* Realizar oficinas de arte que promovam a cultura popular e o meio ambiente.

* Humanizar e alegrar com flores e cultura o Centro da Cidade, por onde transitam diariamente milhares de pessoas.

* Apoiar financeiramente o Centro Espírita Beneficente União do Vegetal, responsável pela realização do Festival, e a Associação Beneficente Casa da União Estrela da Manhã.

Foto: Divulgação

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img