16.3 C
fpolis
segunda-feira, outubro 18, 2021
cinesytem

Festival de Cinema Socioambiental começa nesta sexta-feira em Florianópolis

spot_img

Festival de Cinema Socioambiental começa nesta sexta-feira em Florianópolis

spot_img

 Começa nesta sexta-feira, 14, em Florianópolis, o 1º Festival de Cinema Socioambiental Planeta Doc. A programação é gratuita e vai até dia 21 de novembro no Centro Integrado de Cultura (CIC), Udesc, UFSC e Parque Sapiens. O tema escolhido para o evento é “Mude o seu olhar, descubra a Terra” e a programação inclui apresentações de filmes premiados e debates sobre sustentabilidade e as relações entre o homem e os ambientes naturais, sociais e culturais. Confira a programação completa, os filmes, horários e locais no site oficial do festival.

O evento conta com cinco mostras cinematográficas e um total de 75 filmes nacionais e internacionais, alguns deles premiados, que tratam de assuntos ligados à sustentabilidade, meio ambiente e responsabilidade social. Estão previstas também exposições fotográficas, peças teatrais, palestras e debates.

Filmes que abordam a condição do humano, como seus traumas, doenças físicas e psicológicas, além do mundo da política, também fazem parte do festival, buscando o entendimento das interrelações entre o ser humano, meio ambiente e sociedade.

Ainda na programação, será exibido o filme "O Menino e o Mundo", eleito melhor longa-metragem em 2014 pela Mostra FICA (Festival Internacional de Cinema de Goiás) e vencedor de 25 prêmios no Brasil e no mundo. O filme é cotado a concorrer pelo Brasil ao Oscar 2016 como melhor animação.

Além dos locais oficiais, haverá exibições em escolas e universidades da capital. A ação disponibilizará gratuitamente aos professores filmes, documentários e animações que contribuam para a educação de crianças e jovens, discutindo questões como radioatividade, emissões de carbono, destinação do lixo, poluição da água, entre outros temas de relevância.

O Planeta.Doc tem parceria com o CineEco de Portugal, prestigiado festival na Europa realizado há 20 anos – um dos mais antigos do gênero no mundo. Essa parceria possibilitou a exibição de filmes como A Última Chamada – O que ainda não foi contado sobre a crise global, vencedor do CineEco 2014.

Concurso de vídeo

Além das mostras cinematográficas, o festival também promove o concurso audiovisual "Meu Mundo Mais Vivo", direcionado a estudantes de ensino fundamental, médio e universitário de Santa Catarina com o objetivo de fomentar a reflexão sobre o meio ambiente.

Os filmes devem ter até um minuto e podem ser gravados com qualquer dispositivo eletrônico. As inscrições estão abertas até o dia 21 de novembro e podem ser feitas na sessão "Meu Mundo Mais Vivo" no site do festival . Os vencedores receberão prêmios em dinheiro no valor de R$ 5 mil para cada categoria.

spot_img
spot_img