23.9 C
fpolis
quinta-feira, março 28, 2024
Cinesystem

Fiesc cobra novo cronograma para conclusão de obras no aeroporto Hercílio Luz

spot_img

Fiesc cobra novo cronograma para conclusão de obras no aeroporto Hercílio Luz

spot_imgspot_img

A Câmara para Assuntos de Transporte e Logística da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) vai cobrar da Infraero urgência no término das obras de ampliação do Aeroporto Hercílio Luz, em Florianópolis. Para isso, vai sugerir a adoção do Regime Diferenciado de Contratações (RDC) para a obra, além de cobrar a conclusão do Plano Diretor do aeroporto, atualmente em análise pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). As informações são da Agência Alesc. 

O assunto foi discutido durante reunião da câmara, realizada na tarde desta quarta-feira, 27, na sede da federação. No encontro, membros da Fiesc e da sociedade civil organizada criticaram o andamento das obras do novo terminal, que ainda não têm previsão de término. 

O superintendente regional Sul da Infraero, Carlos Alberto da Silva Souza, participou da reunião e explicou os problemas enfrentados pela estatal no empreendimento, que foi dividido em duas partes: as obras de infraestrutura e a construção do novo terminal de passageiros. Segundo ele, as obras de infraestrutura foram suspensas por até 120 dias no último dia 5 devido a problemas com o solo ocasionados, conforme a estatal, pelo excesso de chuvas.

“A Infraero está estudando qual a melhor solução para resolver esse problema. Como o aditivo ultrapassa os 25% permitidos pela legislação, vamos levar o caso para o Tribunal de Contas da União (TCU) para viabilizarmos uma solução”, explicou.

Com relação ao terminal de passageiros, o superintendente confirmou que o contrato com o consórcio vencedor da licitação será rescindido. O motivo, segundo a Infraero, é que os responsáveis pela obra “não conseguiram se planejar para cumprir o prazo previsto para a conclusão da obra, de 18 meses”. Do contrato assinado em dezembro de 2012, apenas 7% da obra foi feita. Os representantes do consórcio participaram da reunião, mas não quiseram se manifestar.

As obras no aeroporto Hercílio Luz foram iniciadas em junho de 2012. Até o momento, mais da metade da parte de infraestrutura foi executada. Já a construção do novo terminal, iniciada no começo de 2013, pouco avançou.
Ao todo serão investidos cerca de R$ 300 milhões na ampliação do aeroporto. Quando pronto, o novo terminal atenderá até 6,7 milhões de passageiros ao ano, um aumento de quase 50% na comparação com a capacidade atual.
 

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img