18.3 C
fpolis
terça-feira, agosto 16, 2022
Cinesystem Villa Romana Shopping

Filme apresenta a história não contada da colonização negra de Florianópolis

spot_imgspot_img

Filme apresenta a história não contada da colonização negra de Florianópolis

spot_imgspot_img


Documentário Negros em Desterro – histórias de resistência, que faz parte de um projeto nacional do Sesc sobre memórias e patrimônio histórico no país, é lançado em Florianópolis e retrata a chegada dos negros à Capital quando eram 35% da população. Alunos da Escola Básica Municipal Jacinto Cardoso, na Trindade, assistirão ao filme na quinta-feira, 18, às 14h45 e tratarão do tema em sala de aula. A obra ainda será exibida gratuitamente entre 24/11 e 03/12 no Museu Florianópolis, que inaugura dia 23 de novembro.


         A colonização açoriana e europeia em Florianópolis é conhecida por todos, seja pelas tradições, costumes, gastronomia ou arquitetura. O que pouca gente sabe e conhece é que junto com os europeus vieram também os negros escravizados da época. No início do século XVIII, 35% dos moradores da ilha eram negros – mais que um terço da população.


        O documentário Negros em Desterro – Histórias de Resistência compõe o projeto Vivências, uma série do Departamento Nacional do Sesc com 13 produções sobre histórias relacionadas à memória e ao patrimônio histórico no Brasil. Temas como a ocupação do Maciço do Morro da Cruz no Centro da cidade e a exibição de imagens inéditas do Museu de Florianópolis, que inaugura dia 23 de novembro na Capital, estão no curta com duração de pouco menos de 10 minutos.


        E conectando o teor do documentário e o período do seu lançamento, já que dia 20 de novembro se comemora no Brasil o Dia da Consciência Negra, alunos do 6º ano da Escola Básica Municipal Jacinto Cardoso, na Trindade, vão assistir ao filme na quinta-feira, 18, às 14h45 e na sequência trocarão impressões sobre o curta em sala de aula com participação do professor de história Jefferson Oliveira de Gustavo Zinder, da Contexto Filmes, produtora executiva do documentário. “O processo de captação de imagens e as entrevistas que tivemos a oportunidade de acompanhar como produtora executiva do filme gerou um conteúdo histórico que conduz o espectador até o período atual, apresentando a relação entre personagens do passado e presente na luta pela conquista de espaço e reconhecimento”, diz Zinder sobre características da obra com roteiro assinado por Rodrigo Stüpp e trilha sonora da banda Dazaranha.


Negros em Desterro – Histórias de Resistência conta com intérprete de Libras e já está disponível nos canais do Youtube do Sesc (youtube.com/SescBrasil) e da Contexto Filmes (youtube.com/contextofilmes). A obra também será exibida gratuitamente entre 24/11 e 03/12 no Museu Florianópolis.

| LANÇAMENTO em Florianópolis |
O quê: documentário Negros em Desterro – Histórias de Resistência documentário do projeto Vivências, uma série do Departamento Nacional do Sesc com 13 produções sobre histórias relacionadas à memória e ao patrimônio histórico do Brasil.
Quando:
18/11 às 14h45 – Exibição na Escola Básica Municipal Jacinto Cardoso, R. Marcus Aurélio Homem, 132 – Trindade,
24/11 a 03/12 – Exibição gratuita no Museu Florianópolis, antiga Casa de Câmara e Cadeia, na Praça XV de Novembro, 214.


Ficha técnica – Negros em Desterro – Histórias de Resistência

Realização – Sesc

Produção executiva – Contexto Filmes

Produção e roteiro – Rodrigo Stüpp – Guia Manezinho

Imagens e edição – Gustavo Zinder

Imagens aéreas – Leandro do Amaral

Locução – Solange Adão

Trilha – Dazaranha / Cores de Aidê

Intérprete de Libras – Rita Cabral

editor.deolhonailhahttps://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img

Leia mais