27.9 C
fpolis
sexta-feira, março 29, 2024
Cinesystem

Filme de diretor argentino sobre futebol encerra o FAM nesta sexta-feira

spot_img

Filme de diretor argentino sobre futebol encerra o FAM nesta sexta-feira

spot_imgspot_img

O filme "El 5 de Talleres", dirigido por Adrián Biniez, argentino radicado no Uruguai, encerra nesta sexta-feira, 26, a 19ª edição do Florianópolis Audiovisual do Mercosul (FAM), no Centro de Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na Capital. A sessão começa às 21h e tem entrada gratuita.

Filmes que têm o futebol e os dramas que o circundam como centro não costumam ser muito frequentes. Quando isso acontece, as histórias que conseguem fugir do lugar comum e mergulhar em um universo extracampo podem surpreender.

No caso de "El 5 de Talleres", o filme conta a história de Patón Bonassiolle, capitão do time portenho Talleres, que tem de encarar o final da carreira, aos 35 anos, e ainda lidar com as crises de um relacionamento amoroso.

Com roteiro de Biniez, direção de fotografia de Guillermo Nieto e edição de Fernando Epstein, o longa é uma coprodução argentino-uruguaia, reunindo um time que já fez muito pelo cinema produzido no Rio da Prata nos últimos 15 anos.

De acordo com Fernando Epstein, produtor e editor que tem no currículo sucessos como 25 Watts (2001) e Whisky (2004) e está no FAM para a exibição, filmar futebol nunca é uma tarefa fácil. "El 5 de Talleres", no entanto, consegue se descolar dos lugares comuns e penetrar na subjetividade do personagem.

“O futebol como um tema em si não me interessa, seria muito chato um filme sobre os desvios da Fifa, por exemplo. O que deixa a história interessante é o ambiente que o esporte confere a um drama pessoal”, diz Epstein, que se define como um jogador de fim de semana e torcedor apaixonado pelo Penharol.

Epstein também fala nesta sexta sobre a Rede de Salas Mercosul, às 15h.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img