24.1 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

Filme Os Canibais é exibido no Teatro da UFSC nesta terça-feira

spot_img

Filme Os Canibais é exibido no Teatro da UFSC nesta terça-feira

spot_imgspot_img

Filme-ópera sobre aristocracia no século XIX

Acontece nesta terça-feira, dia 11/05, no Teatro da UFSC, a sessão do filme Os Canibais (1988) que integra a mostra Grandes Diretores – Manoel de Oliveira, premiado diretor português, homenageado no Festival de Cinema de Cannes, em 2008.

A mostra na universidade é uma atividade de caráter didático-cultural, realizada pelo Departamento Artístico Cultural da UFSC. Iniciou na semana passada e vai até 30 de novembro deste ano, todas as terças-feiras às 12 horas, seguida ou antecedida de eventuais debates. As datas das sessões serão interrompidas para o recesso escolar, IV FITA, 14º FAM e feriados. A entrada é gratuita e aberta à comunidade.

O filme será exibido em DVD, utilizando projetor de alta resolução e uma tela apropriada para projeção, equipamentos especialmente instalados para esse fim no teatro da universidade. Os filmes dessa mostra fazem parte da coleção Grandes Autores – Manoel de Oliveira, contendo os DVDs e um livro, editada pela Lusomundo Audiovisuais.

A atividade no Teatro da UFSC é organizada por Zeca Nunes Pires e Camila Casseano Damazio, numa realização do Departamento Artístico Cultural, da Secretaria de Cultura e Arte, da Universidade Federal de Santa Catarina, com o apoio da Pró-Reitoria de Infraestrutura da UFSC. Todos os filmes serão exibidos em DVD.

Veja na página do DAC www.dac.ufsc.br o link do blog onde estão publicados os nomes e as sinopses de todos os filmes da mostra.

Sobre o filme Os Canibais (1988)

É um filme-ópera. Toda a ação se desenvolve em torno da música interpretada pelos atores que representam a alta sociedade aristocrática do século XIX. Margarida é uma jovem bela que se apaixona pelo Visconde de Avelede. Uma paixão interceptada por D. João, que odeia o Visconde e não descansa enquanto não o derruba. É, no fundo, o regresso à tetralogia dos amores frustrados iniciado com Benilde ou a Virgem Mãe, Amor de Perdição e Francisca, que Oliveira aqui faz representar, só que de uma forma diferente.
Duração: 95 min
Seleção oficial do Festival de Cannes 1988

Com: Maria de Medeiros (Sónia), Luís Miguel Cintra (Profeta), Miguel Guilherme (Raskolnikov), Mario Viegas (Filósofo), Leonor Silveira (Eva), Diogo Dória (Ivan), Paulo Matos (Jesus), José Wallenstein (Aliosha), Ruy Furtado (Director), Carlos Gomes (Adão), Luís Lima Barreto (Fariseu), Miguel Yeco (Lázaro), Júlia Buísel (Maria), Laura Soveral (Elena Ivanovna), Cremilda Gil (Isabel Ivanovna), Maria João Pires (Marta), Manoel de Oliveira (Director), João Romao (1º enfermeiro), Nuno Melo (2º enfermeiro).

Serviço:

O QUÊ: Apresentação do filme Os Canibais (1988), da Mostra de cinema
Grandes Diretores – Manoel de Oliveira.
QUANDO: Dia 11 de Maio de 2010, terça-feira, às 12 horas. A mostra
acontece até 30 de novembro de 2010, em todas as terças-feiras às 12 horas, seguida ou antecedida de eventuais debates. As datas das sessões serão interrompidas para o recesso escolar, IV FITA, 14º FAM e feriados.
ONDE: Teatro da UFSC, ao lado da Igrejinha, Praça Santos Dumont, Trindade,
Florianópolis-SC
QUANTO: Gratuito e aberto à comunidade
CONTATO: Departamento Artístico Cultural – DAC (48) 3721-9348 e 3721-9447 ou www.dac.ufsc.br e dac@dac.ufsc.br

Por: José Fontenele, Acadêmico de Jornalismo – Departamento Artístico Cultural – DAC: SECARTE: UFSC, com material da coleção de DVDs e dos organizadores da mostra.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img