20.4 C
fpolis
quinta-feira, junho 20, 2024
Cinesystem

Fim de semana no FAM 2023 será marcado por rodada de negócios e exibições de filmes

spot_img

Fim de semana no FAM 2023 será marcado por rodada de negócios e exibições de filmes

spot_imgspot_img

A 7ª edição do principal evento de mercado audiovisual do Sul do país, vai contar com a participação de mais de 40 players, e o cinema exibe produções inéditas

A 27ª edição do Festival Internacional de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM 2023, conta com uma das maiores programações preparadas até o momento. Durante este fim de semana, a movimentação no CineShow do Beiramar Shopping e no Majestic Palace Hotel promete ser grande, com as diversas atividades especiais que serão realizadas nos dois locais. 

SÁBADO

Durante a manhã de sábado (23) a agenda já inicia cedo. A partir das 9h, ocorre a Reunião do Comitê Jurídico Acordo de Coprodução do Mercosul. Paralelo a isso, será realizada a primeira apresentação de projetos de Longas Ficção do ECM+LAB e a Rodada de Negócios. Logo em seguida, às 9h40, a segunda apresentação, também de Longas Ficção, será realizada.

Ainda no Majestic Palace Hotel, às 11h, Joelma Gonzaga, Secretária do Audiovisual do Ministério da Cultura, abre a Mesa sobre Preservação Audiovisual no Mercosul. O evento reúne representantes do setor do Brasil, Uruguai e Paraguai. Marcam presença, Mariana Emilse Avramo, do Instituto Nacional de Cinema e Artes Audiovisuais – INCAA, Maria Dora Genis Mourão, da Cinemateca Brasileira, Hugo Gamara, da Fundação Cinemateca do Paraguaia e Laura Mariel Balás Rivas, do Laboratório de Preservação Audiovisual da Universidade da República do Uruguai.

No período da tarde, o FAM receberá o Diálogo Coprodução no Mercosul entre instituições e produtores, às 14h, e no mesmo horário ocorre o Encontro de Instituições de Preservação Audiovisual do Mercosul, em um evento fechado, além de mais uma Rodada de Negócios. Um pouco mais tarde, a partir das 16h, a apresentação de projetos de Séries Ficção. 

No Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), durante todo o sábado (23) ocorre o primeiro dia de Oficina Audiovisual para Povos Indígenas, com Juan Iván Molina Velasquéz. O encontro tem ao todo 20 horas, que serão distribuídas em 3 dias. 

Enquanto isso, no CineShow do Beiramar Shopping, as sessões começam durante a tarde. A primeira delas será às 14h30, com a Mostra Infantojuvenil, que contará com as obras: RAPdão de Renan Inquérito, Arnaldo Antunes e Pedro Peluso; Memórias da Infância, das alunas e dos alunos da EMEF Manuel Pereira Ramalho; Sobre Amizade e Bicicletas de Julia Vidal; Medo de Bibiana Lauretti;  Con un Ovillo de Lana de Belén Ricardes; Agosto dos Ventos de Paulo Antunes; Órbita de Marco Antonio Pereira; e Miedo de Fernanda Ribeiz. 

Já às 16h, na sessão Conversas FAM de Cinema, uma seleção especial de curtas do Acervo RECAM. Serão exibidos: No Están Solos de Mathias Maciel; Keradó de Andrés Castillo e Diego Castillo; 4 Bilhões de Infinitos de Marco Antonio; Sotavento de Marco Salaverría Hernández; Papá Consiguió Trabajo en Marte de Damián Galateo e Joaquín Zelaya; Las Habitaciones Vacías de Julia Pesce; Clara de Huevo de Sol Infante Zamudio e Andrea Treszczan Azar; e Meu Nome é Maalum de Luísa Copetti. Na Mostra Work In Progress às 18h, Lo que Queda de Mariel Escobar, chega às telas do FAM 2023. 

Durante a noite de sábado (23) o CineShow recebe às 18h45, os filmes: Antes de las 3 – Nina Romero de Pierina Espinoza; Colchão D’Água de Livia Motta;  Apresuntado de Bianca Pirmez; Volar de Catherine Mazoyer; Bloco dos Corações Valentes de Loli Menezes; e Kryartura e Ganjão de Eduardo Ferreira, que fazem parte da sessão Videoclipes, Curtas e Curtas Catarinenses. Na sequência, às 20h, Adios al Amigo de Ivan David Gaona será apresentado na Mostra Work In Progress, e às 20h30, na Mostra Longas, o filme brasileiro Surdes, de Carol Argamim Gouvêa e Thays Prado também será exibido. 

DOMINGO

No domingo (24) a programação no Majestic Palace Hotel inicia com Rodada de Negócios do ECM, a partir das 9h, e às 10h a Reunião Preparatória 9º Congresso Brasileiro de Cinema e Audiovisual. Já às 11h, a Mesa com o tema Film Commission e Cash Rebate vai reunir Daniel Celli, do Rio Filme Comission; João Roni do Santacine; e Rafael da Bouza do Film Commission de Buenos Aires. 

Na parte da tarde, às 14h ocorre mais uma Rodada de Negócios e às 15h o Encontro Film Commission, dessa vez fechado. A partir das 17h, um cerimonial no Majestic marca a Premiação dos projetos da 7ª edição do ECM+LAB.   

Já no IFSC, das 9h às 17h, o segundo encontro da Oficina Audiovisual para Povos Indígenas, ministrada por Juan Iván Molina Velasquéz.  

Cinema


No CineShow, a Sessão Infantojuvenil inicia às 14h30, com a exibição dos filmes Palavras Mágicas – Adriana Partimpim, Renan Inquérito, Emicida de Carlon Hardt; Astronauta de Pano de Deborah Seixas Xavier, Ruth Steyer e Jérémie Bonheure; Contos Mirabolantes: O Olho do Mapinguari de Andrei Miralha e Petronio Medeiros; Ciranda Feiticeira de Lula Gonzaga e Tiago Delácio; e A Menina e o Mar de Gabriel Mellin.

Ainda no cinema, às 16h, a obra Lupicínio Rodrigues: Confissões de um Sofredor, dirigida por Alfredo Manevy, ganha espaço na sessão Conversas FAM. O filme Dos Manzanas, de Eduardo Raspo, será exibido na Mostra Work In Progress a partir das 18h e logo depois, às 18h45 é a vez dos Videoclipes, Curtas e Curtas Catarinenses.  

Na sessão, estarão em cartaz: Ode à Dalí – Omar de Guilherme Jardim e Samuel Fávero; La Chagra: Un Camino de Vida de Edgar Medina Fetecua; Moventes de Jefferson Cabral; PoemAto de Elirone Rosa, Fernando Sá e Gabriel Arruda; Revolução 2020 de Élcio Verçosa Filho; Porcelana de Thiago Taves; Adorável Evolução de Jordana Beck. Mais tarde, no mesmo dia, Nico estará na Mostra Work In Progress, às 20h e Diòba na Mostra Longas, às 20h30. 

As exibições dos filmes serão no CineShow Beiramar Shopping. As sessões diurnas são gratuitas, por ordem de chegada. Os ingressos para as sessões noturnas têm o valor de meia entrada para todos (10 reais) direto na bilheteria do cinema.

A 27ª edição do FAM será realizada até o dia 27 de setembro e a programação completa do Festival está disponível no site oficial www.famdetodos.com.br/programacao e nas redes sociais (@famdetodos). 

Consulte a classificação indicativa e as medidas de acessibilidade para as diversas atividades. 

O 27º Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM 2023 é produzido com o patrocínio ANCINE – Agência Nacional do Cinema e Sebrae. Através da Lei de Incentivo à Cultura, tem o patrocínio Itaú Unibanco. Realização da Associação Cultural Panvision, Muringa Produções Audiovisuais, Prêmio Catarinense de Cinema, Fundação Catarinense de Cultura, Estado de Santa Catarina, Ministério da Cultura, Governo Federal União e Reconstrução.

Fotos: Eduardo Lopes / FAM

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img