18 C
fpolis
quinta-feira, julho 7, 2022
Cinesystem Villa Romana Shopping

Florianópolis: Capital nacional da ostra

Florianópolis: Capital nacional da ostra

spot_imgspot_img

Conhecida pelas belas praias e natureza exuberante, Florianópolis detém também o título de “Capital Nacional da Ostra”. E não é por menos, já que é responsável por cerca de 90% dos crustáceos comercializados no Brasil. A ostra, além de ser uma alimento muito saboroso, é rica em nutrientes importantes para a saúde.

Ostras de altíssima qualidade são produzidas nas cerca de 130 fazendas marinhas localizadas no Ribeirão da Ilha, Santo Antônio de Lisboa e Sambaqui. O mar da “Capital Nacional da Ostra” apresenta as condições ideais para o desenvolvimento perfeito do crustáceo.

A ostra, além de ser uma iguaria muito apreciada na culinária brasileira, é conhecida popularmente pelos poderes afrodisíacos e revigorantes. E não é por menos já que é rica em zinco, mineral essencial para o desenvolvimento e funcionamento dos órgão reprodutores. Além disso, possui em sua composição proteínas, vitaminas A, do complexo B e D, ferro, cálcio e fósforo. E o melhor de tudo é que possui baixas calorias e pouca gordura!

Assim como faz bem para a saúde, a ostra traz benefícios ao meio ambiente, já que age como um filtro absorvendo as impurezas da água. A atividade está ajudando a repovoar as baías com espécies como robalos e chernes que estavam desaparecendo. Só para se ter uma ideia da importância do molusco para Florianópolis, todo o ano no mês de outubro ocorre a Fenaostra, uma das festas mais tradicionais de Santa Catarina.

Em Floripa há excelentes restaurantes que servem ostras das mais diferentes formas: crua com sal e limão, gratinadas, ao forno, defumadas, ao bafo, à milanesa… Elas também podem ser adquiridas na capital à preços bastante atraentes em peixarias ou no mercado público. Uma experiência fascinante para o visitante é conhecer uma fazenda marinha e depois degustar as ostras fresquinhas. Venha para Florianópolis e viva essa emoção!

Por Graziella Hertzog


Veja abaixo uma receita deliciosa e fácil para você fazer em casa:

Ostra Gratinada – fonte: Tudo Gostoso

Ingredientes:

3 dúzias de ostras

1 cebola média picada finamente

2 colheres sopa de manteiga

100 ml de vinho branco seco

1 colher sopa de farinha de trigo

450 g de creme de leite

100 ml da água onde as ostras foram aferventadas

Queijo parmesão ralado

Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de Preparo

1 – Afervente as ostras até que as cascas abram

2 – Refogue a cebola na manteiga e, quando dourar, junte o vinho, deixando-o evaporar

3 – Acrescente a farinha, o creme de leite e a água, mexendo sempre, até deixar o creme liso

4 – Finalize com o sal e a pimenta

5 – Coloque uma colher deste creme em cada ostra e salpique com queijo parmesão

6 – Leve ao forno para gratinar

spot_img

Leia mais