23.1 C
fpolis
sexta-feira, março 29, 2024
Cinesystem

Manifesto pela arte nas ruas

spot_img

Manifesto pela arte nas ruas

spot_imgspot_img

Manifestação com diversão é a proposta que o ERRO Grupo, associado a artistas de rua e produtores culturais, apresenta quarta-feira, a partir das 10h, no semáforo da Avenida Beira-Mar Norte, em Florianópolis.

A atividade é uma crítica à portaria assinada pelo secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, José Carlos Ferreira Rauen, que proíbe a presença de malabaristas nos semáforos de Florianópolis. Para a prefeitura, os pequenos espetáculos com os artistas de rua perturbam a ordem e prejudicam o trânsito.

O evento é aberto e qualquer um que passar pelo local poderá brincar com os malabares, cordas, bolas, instrumentos musicais ou levar os seus próprios apetrechos para ter os seus 15 segundos de malabarista.

– O que vamos fazer na manhã de quarta-feira é uma homenagem aos malabaristas e um protesto pela aprovação da medida – observa Pedro Bennaton, diretor do ERRO e professor de teatro da Udesc.

No seu entendimento a prática de malabares no semáforo é uma possibilidade de expressão artística e também uma forma de arrecadar dinheiro. Ele lembra que o espaço é democrático e uma já consagrada praça de marketing.

– No ano passado, um grupo de estudantes da Udesc recorreu ao semáforo para arrecadar dinheiro a fim de participar de um festival de teatro da Argentina e, em vez ter crianças e jovens pedindo esmola ou vendendo balas, o malabares surge como uma alternativa, uma possibilidade de futuro – diz Pedro, lembrando que a presença de artistas nos semáforos é uma prática comum em países europeus.

Conforme a portaria, o trabalho dos malabaristas é uma atividade irregular. Cada artista que for flagrado no semáforo terá o material apreendido e deverá pagar uma multa de R$ 450. Quem quiser continuar trabalhando na rua deverá constituir uma empresa.

(Jacquelina Iensen, DC, 03/07/2009)

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img