21.8 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Florianópolis discute rumos da produção de Vinhos de Altitude em Santa Catarina

spot_img

Florianópolis discute rumos da produção de Vinhos de Altitude em Santa Catarina

spot_imgspot_img

Simpósio acontece pela primeira vez na Capital Catarinense e recebe palestrantes nacionais e internacionais.

Nos dias 3 e 4 de dezembro de 2009 Florianópolis sediará o IV Simpósio Catarinense de Vinhos Finos de Altitude, que acontece no CentroSul. O evento, realizado pelo Sebrae/SC em parceria com a Acavitis – Associação Catarinense de Produtores de Vinhos Finos de Altitude -, Epagri e Embrapa Uva e Vinho, apresentará uma programação focada em temas importantes para o atual estágio de desenvolvimento do Programa Catarinense de Vinhos Finos de Altitude. O Simpósio, que pela primeira vez acontece fora de São Joaquim, deve reunir cerca de 250 pessoas, entre técnicos, empresários e estudantes.

Programação

O Simpósio terá quatro palestras e um painel. Segundo Acari Amorim, Diretor de Marketing da Acavitis, “o evento surgiu para proporcionar uma troca de experiências, principalmente na área técnica”. Assim, serão promovidos debates e reflexões sobre questões relativas aos desafios competitivos do mercado de vinhos e o potencial enoturístico como propulsor do desenvolvimento das regiões envolvidas. Para José Fernando da Silva Protas, da Embrapa Uva e Vinho/ Epagri, “toda a abordagem do Simpósio será convergente e mostrará os caminhos que deverão orientar um grande projeto de enoturismo no Estado de Santa Catarina”.

Para abordar estes temas, um dos palestrantes confirmados é o chileno Mario Geisse, que é diretor técnico da Casa Silva (Chile) e diretor presidente da Cave de Amadeu (Brasil). Ele vai falar sobre como competir e vencer com nossos vinhos no Mercado Vitivinícola Mundial. Já o Dr. Luiz Antelo, da Fundación AUTAPO, da Bolívia, vai apresentar o case dos vinhos de altitude de uma região boliviana com grande tradição de vinhos e destilados. A francesa Yvelise Sciard, do Conseil Interprofessionnel dês Vins d’Alsace, na França, apresentará o programa de enoturismo francês, para que sirva de exemplo ao estado catarinense. Além dos palestrantes internacionais, mais quatro profissionais apresentarão assuntos relacionados a atual situação dos vinhos de altitude de Santa Catarina.

Outro ponto forte do evento será um jantar harmonizado com vinhos finos de altitude de Santa Catarina, comentado pelo sommelier João Lombardo.

Saiba mais sobre a Acavitis

A Acavitis, representada pelas regiões produtoras de São Joaquim, Caçador e Campos Novos, foi fundada em seis de novembro de 2005 para defender os interesses dos produtores de uvas e vinhos de altitude em Santa Catarina. A entidade busca dar subsídios às políticas públicas e viabilizar a qualificação e certificação dos produtos de seus associados, a fim de conquistar novos mercados para o vinho de altitude produzido em Santa Catarina.

A entidade, com sede no município de São Joaquim, abrange todo o estado catarinense, mas é representada pelas três regiões produtoras que juntas somam 310 hectares implantados de uvas vitiviníferas em altitudes que vão de 900 a 1400 metros. Toda essa área é dividida entre 42 associados e 160 produtores que têm empreendimentos individuais e conjuntos – como cooperativas e empresas – e produzem anualmente 500 mil garrafas de vinhos Cabernet Sauvignon, Merlot, Cabernet Franc, Pinot Noir e Sangiovese, Chadonnay e Sauvignon Blanc. A expectativa da Acavits é de que nos próximos três anos a produção chegue a dois milhões de garrafas.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img