19.8 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

Florianópolis é a capital com o menor número de funcionários comissionados, diz IBGE

spot_img

Florianópolis é a capital com o menor número de funcionários comissionados, diz IBGE

spot_imgspot_img

Pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) revela que, entre as capitais, Florianópolis é que possui o menor número de funcionários comissionados atuando na estrutura do poder Executivo; 299 cargos. A cidade de São Paulo é a que mais possui, com 7 mil comissionados.

Entre os estados, Santa Catarina está entre os cinco que menos emprega pessoas sem concurso público. Apenas 1.596 servidores estaduais ocupam cargos comissionados, o que corresponde a 1,18% do total dos funcionários públicos da administração direta e indireta. Segundo o instituto, Santa Catarina está abaixo da média nacional, que é de 2,8%. Goiás é o líder do ranking, com mais de 10 mil servidores comissionados, e Bahia aparece em segundo, com 9,2 mil.

O Poder Executivo Estadual, conforme dados da Secretaria de Estado da Administração (SEA), possui atualmente 134.645 funcionários públicos da administração direta, autarquias e fundações, entre ativos e inativos. Em março, a folha de pagamento bruta foi de R$ 550 milhões e, desse montante, somente 1,35% foram destinados ao pagamento de comissionados.

Os números da secretaria divergem dos dados do instituto por não compreenderem as empresas públicas e por processos diferentes de conceitos na análise dos dados. De acordo com a SEA, o Estado possui um número menor de comissionados: 1.262 na administração direta, autarquias e fundações.

No governo federal há 4,4 mil servidores sem concurso em cargos de confiança na chamada administração direta, ou 0,7% do total dessa categoria. A pesquisa de Informações Básicas Estaduais (Estadic) é a primeira feita pelo IBGE com os dados das esferas estaduais brasileiras e traz dados colhidos no primeiro semestre de 2011.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img