18.1 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

Florianópolis entra no clima do Carnaval da Magia 2009

spot_img

Florianópolis entra no clima do Carnaval da Magia 2009

spot_imgspot_img

O verão em Florianópolis promete esquentar no compasso dos tamborins, preparando o clima para os festejos de Momo. O calendário do Carnaval da Magia 2009, promovido pela Prefeitura Municipal, inicia nesta sexta-feira (23/01) e prevê a realização de 18 eventos para alegrar os foliões. Entre as atrações, a agenda inclui ensaios com as escolas de samba, desfile de blocos de sujo pelas ruas do centro da cidade, baile público, concurso de músicas carnavalescas, e o disputado concurso Pop Gay, que prestigia a comunidade GLBT, elegendo as figuras mais bonitas e caricatas do Carnaval. Com uma nova estrutura, a Passarela Nego Quirido também vai oferecer ao público o espetáculo dos blocos de enredo, grandes sociedades e escolas de samba, reunindo quase 20 mil componentes em dois dias.

Ensaio Geral

Estreando no Carnaval de Florianópolis, a escola de samba União da Ilha da Magia vai abrir o calendário festivo com o projeto Ensaio Geral na Praça 15 de Novembro, que tem início a partir das 21 horas. O objetivo é resgatar uma antiga tradição da cidade e, ao mesmo, dar a moradores e turistas opções de lazer na área central. A agenda, definida em conjunto com os dirigentes das agremiações, prevê a apresentação de duas escolas de samba por semana até dia 06 de fevereiro.

Pela programação, a União da Ilha da Magia trará sua estrutura para a praça nesta sexta-feira (23/01). Na terça-feira (27/01), é a vez da Unidos da Coloninha animar a região central com seus integrantes, enquanto na sexta-feira (30/01), o agito ficará por conta da Protegidos da Princesa. Na segunda-feira (02/02), o ensaio geral será comandado pela vice-campeã do Carnaval, a Consulado, enquanto que na sexta-feira (06/02), a campeã Copa Lord promete lotar a praça 15 de Novembro, encerrando o projeto Ensaio Geral.

Berbigão e Rainha

Como é tradição, a abertura oficial do Carnaval de Florianópolis acontece com a 16ª edição da festa do Berbigão do Boca, no Mercado Público, na sexta-feira (13/02), a partir de meio dia. A confraternização, regada a cerveja, batucada e o fruto do mar que dá nome ao evento, vai animar a região do Mercado Público e Largo da Alfândega, colocando moradores e turistas no ritmo da folia.

Ainda na sexta-feira, a partir das 20 horas, Florianópolis vai conhecer a Rainha do Carnaval 2009, que será escolhida com festa na Praça Tancredo Neves. Além de contar com a beleza das representantes de blocos, escolas de samba e outras agremiações, o evento terá a presença do Rei Momo Hernani Hulk, comemorando o seu 23º ano de reinado. Após a eleição da nova corte de Momo, o soberano da folia vai receber do prefeito Dário Berger a chave da cidade, abrindo o Carnaval na cidade e decretando o estado de alegria.

Valorizando a criatividade dos artistas locais e resgatando uma promoção que por muitas décadas revelou talentos musicais da cidade, a programação de 2009 inclui ainda o Concurso de Músicas de Carnaval. O evento, aberto a compositores que tenham um trabalho inédito nos estilos marcha ou marcha-rancho, terá eliminatórias na terça e quarta-feira (17 e 18/02), a partir das 20 horas, no Vão Central do Mercado Público. A final será realizada na quinta-feira (19/02), no mesmo local e horário, com apresentação dos vencedores.

Carnaval de Rua

O baixo astral na capital catarinense será sepultado na quinta-feira (19/02), no Enterro da Tristeza, evento organizado pelo bloco SOS, da Associação de Funcionários Estaduais da Saúde de Santa Catarina (AFESSC). A concentração do bloco acontecerá a partir das 14 horas na sede da associação, à Rua General Vieira da Rosa, nº 22. Após um aquecimento com cerveja, batida de limão, churrasco e batucada, na sede do bloco, o cortejo fúnebre seguirá pelas ruas do centro histórico da Capital, desembocando no Largo da Alfândega. Atrás do SOS irão os foliões, festejando a alegria do Carnaval.

A folia oficial de Florianópolis começa na sexta-feira (20/02) com o baile público no Largo da Alfândega, que vai acontecer nas cinco noites. No local, o público poderá se divertir ao som de vários ritmos, entre eles, axé music, reggae, pagode e samba, com shows começando a partir das 18 horas.

No sábado (21/02), criatividade e bom humor irão marcar o desfile dos blocos de sujo em torno da Praça 15 de Novembro, durante toda a tarde e noite. A brincadeira, que envolve homens travestidos, diverte moradores e turistas. Pela área central vão desfilar personagens tradicionais como viúvas, bailarinas, freiras, enfermeiras, além de figuras caricatas do cenário mundial, e blocos com nomes sugestivos como Batuqueiros do Limão, Sou + Eu, Barbies SaFadas, Lic Gay e Lira, que prometem descontrair a festa, atraindo milhares de participantes e curiosos.

Desfile na Nego Quirido

Ainda no sábado (21/02), os idosos da escola de samba Amor à Terceira Idade vão dar um show de vitalidade, desfilando na passarela Nego Quirido, a partir das 20 horas. Além da agremiação, a programação prevê a apresentação ao público da Corte de Momo de 2009, às 21 horas, abrindo o espetáculo das cinco escolas de samba da Capital.

A primeira agremiação a desfilar é a estreante União da Ilha da Magia, da Lagoa da Conceição, mostrando o enredo “União da Ilha Honrosamente Apresenta: A Lagoa dos meus Sonhos”, de autoria de Alcides Tadeu da Silva Júnior. Em seguida, a Unidos da Coloninha levará para a passarela o tema assinado por José Alfredo Beirão Filho, “2.785, A Insólita Viagem do Navegador Francês Jean François de Lapèrouse à Ilha de Santa Catarina”. A terceira escola de samba a pisar na passarela será a Protegidos da Princesa, com o enredo “Beto Carrero, o Herói Cavaleiro do Brasil: Uma Arquitetura da Alegria!”, assinado pela pesquisadora Carmem Fossari.

Vice-campeã do carnaval, a Consulado pretende apresentar o enredo “Com a Força da Raça! Macunaíma é Quilombola em Santa Catarina”, de autoria de Raphael Soares e Caê Martins. Já a campeã Copa Lord, última a entrar na avenida, vai levar para a Nego Quirido o enredo “Canopus – A Estrela de Alexandria brilhando por Santa Catarina”, escrito por Edu Aguiar e Paulo Baltazar da Rosa.

No domingo (22/02), às 18 horas, a passarela Nego Quirido vai receber pela primeira vez a escola de samba mirim Mensageiros da Alegria, que abrirá o desfile dos blocos de enredo e das Grandes Sociedades. A promoção, aberta ao público, pretende revitalizar o complexo carnavalesco, otimizando a ocupação daquela estrutura em outros dias do Carnaval.

A Prefeitura de Florianópolis quer garantir diversão também para os vovôs e vovós, realizando o Baile de Carnaval da Terceira Idade, que vai acontecer no domingo (22/02), a partir das 14 horas, no clube 12 de Agosto. O evento tem entrada franca para pessoas acima de 60 anos, que podem participar também dos concursos de fantasia, ou ainda disputar o título de folião mais animado.

A apuração do desfile das escolas de samba e dos blocos organizados está marcada para a segunda-feira (23/02), no sambódromo, a partir das 15 horas. As agremiações retornam à passarela na terça-feira (24/02), às 21 horas. A novidade em 2009 é que além do bloco vencedor do domingo, abrindo a programação, o desfile terá a participação de três escolas de samba, e não apenas duas como nos anos anteriores.

Pop Gay

Tão famosa quanto o Complexo da Nego Quirido, a passarela montada na Praça Tancredo Neves vai abrigar pela primeira vez o mais democrático e irreverente evento do Carnaval da cidade e o único espetáculo do gênero no país organizado pela prefeitura local. A mudança de endereço deve-se ao sucesso do próprio evento, que já não comporta mais o número de espectadores na avenida Hercílio Luz.

Em 2009, o novo point da diversidade vai abrigar uma grande festa, a partir das 21 horas, para comemorar com alegria e segurança, os 16 anos do Concurso Pop Gay. O evento terá muitas surpresas e uma atração nacional para dar brilho à escolha das misses Drag Queen e Beauty Queen.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img