24.1 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

Florianópolis poderá ser uma das primeiras capitais do país a ter a Casa da Mulher Brasileira

spot_img

Florianópolis poderá ser uma das primeiras capitais do país a ter a Casa da Mulher Brasileira

spot_imgspot_img

Florianópolis poderá estar entre as primeiras capitais do país a inaugurar a Casa da Mulher Brasileira. O projeto do governo federal está em fase inicial e existe apenas em Campo Grande (MS), Brasília (DF) e Curitiba (PR).

O assunto foi pauta de uma reunião na manhã desta quarta-feira, 25, entre o prefeito Cesar Souza Jr., a secretária de Assistência Social do Estado, Angela Albino, integrantes da Coordenadoria da Mulher da Capital, IPUF e vereador Tiago Silva.

A intenção é trazer para Florianópolis a casa que é um dos eixos do programa Mulher, Viver sem Violência, coordenado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República.

“O município já tem o terreno, o projeto está pronto, e agora só necessitamos de uma alteração no zoneamento para a construção da casa, que será na Agronômica, onde já funciona um serviço semelhante”, assinalou Angela Albino.

O prefeito afirmou que irá agilizar o processo e pretende encaminhar a alteração de zoneamento para a Câmara o mais breve possível.

A Casa da Mulher Brasileira em Florianópolis possivelmente será construída pelo governo federal no endereço onde hoje funciona a 6ª DP – Delegacia de Proteção à Mulher, ao Menor e ao Adolescente e o Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência, na rua Delminda da Silveira, no bairro Agronômica.

No terreno de 4.940 metros quadrados, a Casa da Mulher Brasileira seria um espaço integrado e humanizado de atendimento às mulheres em situação de violência.

Lá, haveria a integração de todos os serviços, como acolhimento e triagem; apoio psicossocial; delegacia; Juizado; Ministério Público, Defensoria Pública; promoção de autonomia econômica; cuidado das crianças – brinquedoteca; alojamento de passagem e central de transportes.

De acordo com a coordenadora da Mulher de Florianópolis, Dalva Maria Kaiser, a meta do governo federal é criar uma Casa da Mulher por Capital. Até o momento, somente três já inauguraram o espaço (Campo Grande, Brasília e Curitiba).

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img