21.5 C
fpolis
sexta-feira, março 29, 2024
Cinesystem

Florianópolis pronta para o Ironman Brasil 2009

spot_img

Florianópolis pronta para o Ironman Brasil 2009

spot_imgspot_img

Florianópolis (SC) – Neste domingo, dia 31 de maio, cerca de 1.500 atletas de 33 países disputam o Ironman Brasil 2009, a principal competição do país e única seletiva da América Latina para o Mundial Ironman, no Havaí. A largada será às 7h e eles enfrentarão 3,8 km de natação, 180 km de ciclismo e 42,1 km de corrida pelas ruas e avenidas da capital catarinense, com largada e chegada no Clube Doze de Agosto, em Jurerê Internacional. A poucas horas da largada, a cidade e os participantes estão prontos para o evento, que mobilizará mais de seis mil pessoas entre atletas e staff. Nesta sexta-feira estão programados o Congresso Técnico, a partir das 11h, e o tradicional jantar de massas a partir da 19h.

Na sede do evento e em toda a Jurerê Internacional estão sendo feitos o acabamento, especialmente para a área de chegada, que este ano terá um visual diferente. Quantos às estrelas do evento, os triatletas, lotam as ruas bairro. Feras como os brasileiros Fernanda Keller, Reinaldo Colucci, Fábio Carvalho, Raul Furtado e Carla Moreno, e o argentino Eduardo Sturla já finalizam os preparativos para a disputa de domingo.

`Agora é o momento apenas de acertar os últimos detalhes. Os atletas já estão todos aqui e a estrutura está montada. Tudo está correndo como o planejado e deveremos ter uma grande prova no domingo`, explica Carlos Galvão, direto geral do Ironman Brasil 2009 e da Latin Sports, organizadora do evento.

Nesta quinta-feira, a movimentação foi intensa em razão do início da entrega de kits aos participantes, que continuará ainda na sexta-feira e sábado. Também foram realizados os congressos técnicos para os triatletas amadores, brasileiros e estrangeiros, com a explicação de cada detalhe da prova deste ano. A novidade do dia foi a confirmação de Lisbeth Kristensen, da Dinamarca, campeã de 2006, que chega para fortalecer ainda mais a disputa no feminino.

A programação do Ironman Brasil 2009 prevê ainda para a manhã desta sexta-feira no Clube Doze de Agosto, a coletiva de imprensa com os destaques da categoria Elite. Os triatletas profissionais conversam com os jornalistas a partir das 11h30. Estarão presentes os brasileiros Fernanda Keller, bicampeã da prova, Carla Moreno, campeã do Ironman 70.3 em 2008, Reinaldo Colucci, vice-campeão do Ironman Brasil 2007, e Raul Furtado, melhor brasileiro em 2008 com a quinta colocação.

A elite estrangeira será representada na coletiva pelos argentinos Eduardo Sturla, atual campeão, e Oscar Galindez, tricampeão da prova, o tcheco Petr Vabrousek, e as norte-americanas Heather Golknick, cinco vezes campeã de provas do circuito Ironman, e Dede Grisbauer, vice-campeã de 2007 em Florianópolis.

Estrutura de ferro

Assim como as distâncias enfrentadas, os números de estrutura do Ironman Brasil também impressionam. São mil latas de Red Bull, 65 mil copos de água, 300 kg de cereais, 20 mil bananas, 300 kg de bananas secas, 17 mil squeezes, 15.250 litros de Gatorade, 2.500 laranjas, 6 mil litros de refrigerantes, 1.000 maças e tangerinas, 5.200 unidades de Power Gel, uma tonelada de macarrão e 800 litros de sopas. Ambulâncias UTI e Helicóptero UTI, com o suporte de 180 pessoas na equipe médica e de saúde, garantem a segurança dos participantes. Motos para fiscais e imprensa completam a relação impressionante do evento.

O Ironman Brasil 2009 é uma realização da Latin Sports e Grupo RBS, com co-patrocínio de Avon e Saucony e apoio de Gatorade, Fetrisc, Red Bull, Nutrella, Oi, Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, com o Fundesporte, Prefeitura de Florianópolis e Associação Brasileira de Esportes Endurance.

Mais informações no site oficial, www.ironmanbrasil.com.br

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img