18.6 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Florianópolis realiza 1ª Conferência Municipal de Defesa Civil

spot_img

Florianópolis realiza 1ª Conferência Municipal de Defesa Civil

spot_imgspot_img

Florianópolis realizou nesta quinta-feira (25), na Fecomércio, a 1ª Conferência Municipal de Defesa Civil com o objetivo de analisar, em nível municipal e nos demais organismos do Sistema Nacional de Defesa Civil, as ações do órgão em questão bem como a definição de diretrizes que possibilitem o fortalecimento da participação social no planejamento, gestão e operacionalização do Sistema Nacional de Defesa Civil (Sindec).

Diversas autoridades e o prefeito em exercício, João Batista Nunes, participaram da abertura. Segundo Nunes Florianópolis cumpre com a determinação do Governo Federal que obriga os municípios a participarem e promoverem conferências para definirem as diretrizes para a atuação do poder público em todas as esferas da sociedade: “A Defesa Civil é uma vertente da segurança que exige uma resposta rápida e integrada a um quadro diversificado de ameaça. Este órgão desempenha um papel fundamental em domínios ligados à proteção e socorro da população – que atualmente presenciamos em todo o mundo como inundações, desastres e tremores de terra. Por isso, a Defesa Civil passou a fazer parte da nossa agenda política e assume-se, cada vez mais, como uma prioridade. A população não precisa pedir favores. Estender a mão é nossa obrigação”.

Outros temas em discussão foram: impacto das ações humanas no solo; estratégias de motivação comunitária vinculada a Defesa Civil; atuação de agentes voluntários e formação visando a prevenção. A programação incluiu, ainda, a formação de grupos para formulação de propostas, apresentação das conclusões e a escolha dos delegados que representarão Florianópolis na Conferência Estadual e Nacional.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img