17.6 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

Lançada a 3ª edição do FIMC em Florianópolis

spot_img

Lançada a 3ª edição do FIMC em Florianópolis

spot_imgspot_img

A terceira edição do Festival de Integração Multicultural Catarinense (FIMC) foi lançada oficialmente na terça-feira (23/2), no Centrosul, em Florianópolis com a presença de representantes do trade turístico, empresários e autoridades do setor, como o secretário-adjunto da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte, Guilberto Saavedra.

A idéia do Festival nasceu da necessidade apresentar à população catarinense toda a diversidade cultural, étnica, gastronômica e geográfica de Santa Catarina, que tanto encanta turistas de todas as partes do mundo, mas que muitas vezes, é quase desconhecida das pessoas que vivem aqui.

Para apresentar toda essa riqueza e a interação entre as diversas etnias que formam o caldo cultural catarinense, acontece entre os dias 22 e 27 de março, em Florianópolis, a terceira edição do Festival de Integração Multicultural Catarinense (FIMC), criado com o objetivo de apresentar e divulgar de forma inovadora o Estado de Santa Catarina. A edição 2010 do Festival traz novidades em relação às edições anteriores (1999 e 2009), como a inclusão de uma 10ª região turística, denominada Caminhos da Fronteira, que inicia em Itapiranga e vai até Dionísio Cerqueira. O evento de 2009 atraiu uma legião de 40 mil visitantes ao Centrosul, em Florianópolis, também local da edição deste ano. A expectativa é que seja superada a marca de 50 mil visitantes

O secretário-adjunto explicou que o mundo está observando o Brasil. “Muitos dos eventos que estão acontecendo agora são resultado direto da realização do Congresso Mundial de Turismo que aconteceu em 2009 em Florianópolis”. Saavedra explica que o FIMC é uma nova forma de ver o turismo, lembrando que está é a “visão que o governador Luiz Henrique trouxe em sua gestão”.

A terceira edição do Festival representa um momento de união de esforços entre aos 10 regiões turísticas catarinenses. Essa foi a avaliação de Elisa Sant´Ana de Liz, coordenadora do 1º Salão de Turismo – Roteiros de Santa Catarina, promovido pela Secretaria e que acontecerá paralelamente a programação do FIMC. Ela adianta, ainda, que a idéia é que o Salão circule por Santa Catarina. “Já temos três cidades candidatas para a próxima edição”, completa.

O Salão vai priorizar, entre os objetivos, promover e incentivar a comercialização dos roteiros turísticos do Estado visando os mercados nacionais e internacionais; estimular a inserção de produtos associados ao turismo como artesanato, gastronomia; fortalecer o processo de regionalização do turismo estadual e sensibilizar o público visitante para a importância do turismo para o desenvolvimento das regiões.

No mesmo espaço estará sendo apresentada uma feira de roteiros turísticos que irá abordar de forma mais abrangente os diversos atrativos turísticos de cada região, priorizando um turismo ao longo de todo o ano e não apenas de temporada. O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) de Santa Catarina vai trazer a vitrine catarinense, um espaço destinado a mostrar o que o Estado produz de melhor no artesanato.O visitante que for ao FIMC vai encontrar uma infraestrutura especial, com destaque para os cenários multimídia – instalações que buscam levá-lo a um passeio virtual pelas 10 regiões.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img