18.1 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

Florianópolis recebe a Exposição Itinerante da SOS Mata Atlântica

spot_img

Florianópolis recebe a Exposição Itinerante da SOS Mata Atlântica

spot_imgspot_img

Até 3 de março, Florianópolis (SC) recebe o projeto “A Mata Atlântica é Aqui – Exposição Itinerante do Cidadão Atuante”, da Fundação SOS Mata Atlântica. Um caminhão da ONG, adaptado para atividades de educação ambiental, está estacionado no Floripa Shopping (Entrada SC-401, 3116 – Saco Grande), com diversas atrações gratuitas para o público de todas as faixas etárias. O horário de funcionamento é das 10 às 17h.

No local, a SOS Mata Atlântica e as instituições parceiras locais promovem palestras, oficinas, cinema, jogos educativos, debates, exposições, entre outras atividades. O caminhão da ONG, transformado numa sala de aula itinerante, traz ainda um espaço fechado, com cadeiras, projetor e sistema de sonorização para a realização dessas atividades.

Escolas e grupos interessados podem realizar visitas monitoradas. O caminhão conta, ainda, com estrutura própria para receber deficientes físicos. Além disso, quem tiver interesse em se tornar um voluntário também poderá participar. Em caso de dúvidas sobre qualquer uma das atividades, é preciso entrar em contato pelo e-mail itinerante@sosma.org.br ou itinerante.apoio@sosma.org.br. Mais informações em www.sosma.org.br.

Esta é a terceira vez que o projeto itinerante passa pela cidade de Florianópolis. A primeira visita ocorreu de 25 a 29 de novembro de 2009 e a segunda de 26 a 30 de outubro de 2011.

Monitoramento da qualidade da água

Em cada cidade visitada, a Fundação SOS Mata Atlântica realiza a análise de qualidade da água de um rio, córrego ou lago local. Para isso, a ONG faz a coleta de água usando um kit de monitoramento desenvolvido pelo programa Rede das Águas, da própria Fundação, que possibilita uma análise que engloba 14 parâmetros físico-químicos, como transparência da água, lixo, odor, oxigênio dissolvido, demanda bioquímica de oxigênio, entre outros. O kit classifica a qualidade das águas em cinco níveis de pontuação: péssimo (de 14 a 20 pontos), ruim (de 21 a 26 pontos), regular (de 27 a 35 pontos), bom (de 36 a 40 pontos) e ótimo (acima de 40 pontos).

Em Florianópolis, haverá duas coletas de água. A primeira, no dia 19 de fevereiro, acontecerá, às 16h, no Córrego Grande. No dia 26 de fevereiro, às 16h, a coleta acontecerá no Rio Cachoeira. Nos dois casos, as coletas serão realizadas nos pontos mais próximos e acessíveis do local onde o projeto estará estacionado. O resultado será divulgado, ao final da estadia na cidade, no site da ONG: www.sosma.org.br.

Sobre a Fundação SOS Mata Atlântica

Criada em 1986, a Fundação SOS Mata Atlântica é uma organização privada sem fins lucrativos, que tem como missão promover a conservação da diversidade biológica e cultural do bioma Mata Atlântica e ecossistemas sob sua influência. Assim, estimula ações para o desenvolvimento sustentável, promove a educação e o conhecimento sobre a Mata Atlântica, mobiliza, capacita e incentiva o exercício da cidadania socioambiental. A Fundação desenvolve projetos de conservação ambiental, produção de dados, mapeamento e monitoramento da cobertura florestal do bioma, campanhas, estratégias de ação na área de políticas públicas, programas de educação ambiental e restauração florestal, voluntariado, desenvolvimento sustentável, proteção e manejo de ecossistemas.

Mais informações em www.sosma.org.br

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img