21.9 C
fpolis
sábado, março 2, 2024

Florianópolis sedia evento internacional voltado ao empreendedorismo inovador

spot_img

Florianópolis sedia evento internacional voltado ao empreendedorismo inovador

spot_imgspot_img

Governo brasileiro e Banco Mundial anunciam evento de inovação e empreendedorismo Geral

O governo brasileiro, por meio do Ministério da Ciência e Tecnologia, com o apoio da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), realizou hoje o pré-lançamento de evento internacional voltado ao empreendedorismo inovador que acontece em outubro também em Florianópolis. O encontro é resultado de parceria de cooperação do país com o infoDev, programa do grupo Banco Mundial cujo objetivo é incentivar empresas que utilizem Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) para o desenvolvimento sustentável dos países.

É a primeira vez que o infoDev Fórum Global de Inovação & Empreendedorismo acontece fora da Índia (2004 em Nova Deli e 2006 em Hyderabad). O encontro será integrado ao XIX Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas, promovido pela Anprotec e SEBRAE, na semana de 26 a 30 de outubro, na capital catarinense. “A junção dos eventos se deu para aproveitar as oportunidades a serem geradas e proporcionar interação no mundo da inovação e empreendedorismo, já que em um mesmo ambiente estarão reunidos empreendedores, lideres governamentais, gestores, pesquisadores, representantes de entidades de fomento a ciência e tecnologia”, sinaliza o presidente da Anprotec, Guilherme Ary Plonski.

Público e programação

São esperadas cerca de mil pessoas, entre profissionais ligados ao movimento de incubadoras de empresas e parques tecnológicos, empresários e acadêmicos. A programação terá três temas principais: tecnologia limpa, agrobusiness e mobile services. “Serão 128 horas de treinamento com profissionais nacionais e internacionais, além de um conjunto de plenárias e minicursos”, destaca o Superintendente de Inovação da Fundação CERTI e Diretor Executivo do Sapiens Park, José Eduardo Fiates.

A gerente do infoDev, Valerie D´Costa, afirma que um dos principais objetivos do evento é dividir experiências de sucesso dos BRICs (Brasil, Rússia, Índia e China) em utilizar a inovação como ferramenta de transformação econômica e social.

Acordo Anprotec e infoDev

Além do Global Fórum, o acordo firmado com o infoDev contempla outras ações de colaboração para promover a inovação e o uso das TIC como ferramenta para a promoção do desenvolvimento nas pequenas e médias empresas do mundo todo. A parceria possibilita, ainda, a elevação do Brasil à condição de participante da Assembléia de Doadores do Programa infoDev que inclui a Comissão Européia, Finlândia, Alemanha, Índia, Irlanda, Japão, Coréia, Suécia, Suíça, Reino Unido e Banco Mundial e IFC – International Financial Corporation. “Esse tipo de iniciativa é particularmente pertinente neste momento em que se buscam ações cooperadas para transformar a economia mundial”, finaliza Plonski.

Sobre o infoDev

O Programa infoDev surge dentro do grupo do Banco Mundial ancorado por duas instituições: IFC, International Financial Corportation, o braço privado do Banco e pelo próprio BIRD. O programa funciona por meio de um grande grupo de países/agentes doadores com aporte de recursos financeiros, em grande parte, não-reembolsáveis. Estes recursos são utilizados para financiar projetos experimentais, pilotos e inovadores, dentro do que é conhecido como as “flagship initiatives”. Entre as iniciativas está a voltada para apoiar o desenvolvimento do setor empresarial por meio da apropriação destas (“novas”) tecnologias direcionadas ao fomento de projetos na área de incubação de empresas.

A infoDev Incubator Initiative foi lançada em 2002 com o apoio do governo japonês com o propósito de fomentar o setor de incubação de empresas nos países em desenvolvimento.

Em 2006, Finlândia e Índia também aportaram recursos direto à iniciativa. Hoje, esta iniciativa está centrada em um conjunto de mais de 70 projetos distribuídos em mais de 50 países em desenvolvimento, dentre eles o Brasil, e funciona como uma verdadeira rede global voltada à promoção, exploração, aprendizagem e disseminação de incubação de empresas, de inovações e do empreendedorismo nas mais diversas e distintas ramificações.

Florianópolis é o “Vale do Silício Brasileiro”

A escolha da capital catarinense não foi por acaso. Florianópolis é uma das dez cidades mais dinâmicas do mundo, segundo a revista norte-americana Newsweek. Considerada um crescente pólo de tecnologia, industrial e do turismo brasileiro, a cidade se caracteriza, atualmente, como um ambiente favorável para a consolidação de empresas privadas, o que a concedeu a reputação de “Vale do Silício do Brasil”.

Raio-X

infoDEV
Mais de 70 incubadoras apoiadas por subsídios;
Mais de 50 países;
44 incubadoras registradas na América Latina e no Caribe com 17 países membros.

Brasil
400 incubadoras em 25 unidades da federação;
74 iniciativas de parques tecnológicos, sendo 25 em operação, 17 em implantação e 32 em projeto;
Mais de 6.300 empresas articuladas;
33 mil postos de trabalhos diretos;
R$ 400 milhões gerados de impostos anualmente pelas empresas;
10 redes de cooperação no Brasil;
3 redes temáticas.

Região Sul
21 parques tecnológicos, ou seja, 31% do total;
11 parques tecnológicos em operação, sendo 3 em Santa Catarina;
7 parques tecnológicos em projeto, sendo 2 de Santa Catarina;
5 parques estão em fase de implantação.

Sobre a Anprotec
Criada em outubro de 1987, a Associação Nacional das Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), com sede em Brasília (DF), é a única organização brasileira representativa das entidades gestoras de incubadoras de empresas, pólos, parques tecnológicos e tecnópoles. Tem como missão representar e defender os interesses destas instituições para promover o desenvolvimento socioeconômico do País por meio da criação e fortalecimento de empresas que possuem como base o conhecimento e a inovação.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais