23.1 C
fpolis
quinta-feira, abril 18, 2024
Cinesystem

Florianópolis sedia eventos de educação empreendedora e de inovação na educação

spot_img

Florianópolis sedia eventos de educação empreendedora e de inovação na educação

spot_imgspot_img

A 3ª edição do Seminário Conhecer e do Encontro Internacional de Inovação na Educação serão realizadas nesta terça e quarta-feira, no CentroSul

A capital catarinense foi a escolhida pelo Centro Sebrae de Referência em Educação Empreendedora para sediar a 3ª edição do Seminário Conhecer, com realização do Sebrae e com o apoio da Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina. Esta edição, que será realizada nos dias 8 e 9 de outubro, terá como tema “Educação Empreendedora e Inovação na Educação”. As inscrições estão abertas e podem ser feitas gratuitamente pelo http://cer.sebrae.com.br/conhecer/. Em paralelo ao Conhecer, em parceria com os grupos VIA Estação Conhecimento e Labmídia, do Departamento de Engenharia do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina, também será realizado o III Encontro Internacional de Inovação na Educação. Os eventos serão realizados no CentroSul.

Serão dois dias com palestras, painéis, oficinas, talks e rodas de conversas envolvendo especialistas nacionais e internacionais que irão debater temas como Políticas Públicas para uma Educação Empreendedora, Movimento Maker, Gamificação, Metodologias Ativas e Ágeis, Habilidades para o Futuro, Inovação e Tecnologia na Educação e Experiências Empreendedoras na Educação.

De acordo com Clarissa Stafani, do VIA Estação Conhecimento da UFSC, o objetivo do evento é difundir o conhecimento para ampliar cada vez mais as discussões da temática da educação empreendedora e da inovação na educação no Brasil. “Pensamos em uma programação que irá tornar o 3º Conhecer e o 3ºEncontro Internacional de Inovação na Educação em um espaço de intercâmbio de tendências e melhores práticas em educação empreendedora e metodologias de aprendizagem”, comenta Clarissa. 

Entre os palestrantes confirmados, destaque para José Carlos Morgado, português e doutor em educação na especialidade de desenvolvimento curricular. É Membro Fundador da European Association on Curriculum Studies (EuroACS); Dale Stephens, norte-americano e líder do UnCollege, movimento onde capacita os alunos para que escolham como vão ser educados, por meio de ferramentas, recursos, redação, workshops e comunidade; e Martha Gabriel, considerada uma das principais pensadoras digitais no Brasil.

A gestora do programa de educação empreendedora do Sebrae/SC, Mariana Vitarelli, reforça que a realização de eventos como esse é fundamental para estimular a inserção da Educação Empreendedora nas salas de aula como forma de impulsionar o estudante a pensar nos desafios da sociedade e traçar caminhos que possam enriquecer o cenário econômico por meio do empreendedorismo. “Pensar e proporcionar a educação empreendedora aos nossos estudantes é uma  maneira de capacitá-los a construir caminhos para o futuro com ações concretas e tecnicamente embasadas, que tenham efetiva capacidade transformadora”, comenta. 

Atualmente, o Sebrae/SC trabalha com a aplicação do Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos nos municípios participantes do Programa Cidade Empreendedora, o que garante conhecimento para mais de 30.000 alunos do Estado. “Além disso, temos parcerias com algumas universidades, onde realizamos palestras com temas ligados ao empreendedorismo para os alunos e para professores, e lançamos o Portal Universitário, https://atendimento.sebrae-sc.com.br/portal-universitario/educacao-empreendora/, com diversos conteúdos exclusivos para alunos e professores de instituições de ensino superior”, finaliza Mariana Vitarelli.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img