18.7 C
fpolis
sábado, abril 20, 2024
Cinesystem

Florianópolis sediará reunião latino-americana para o desenvolvimento rural

spot_img

Florianópolis sediará reunião latino-americana para o desenvolvimento rural

spot_imgspot_img

Descentralização das atribuições dos governos é o tema principal do encontro

Florianópolis será sede, em 10 e 11 de março, da primeira reunião plenária da Rede de Governos Subnacionais para o Desenvolvimento dos Territórios Rurais Latino-Americanos.

O objetivo do encontro é discutir a descentralização das atribuições dos governos por meio de exposições, palestras e mesas de trabalhos, além da elaboração de um documento apontando os princípios básicos e essenciais para o desenvolvimento rural.

O encontro foi idealizado em um evento realizado em Santiago, no Chile, em novembro de 2008, que contou com a presença de governadores e representantes de governos do Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Guatemala, México, Peru e Uruguai.

O evento contará com a presença do governador de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira; o coordenador da rede de Governos Subnacionais para o Desenvolvimento dos Territórios Rurais Latino-Americanos, Lázaro Cárdenas Batel, ex-governador do Estado de Michoacán, no México, e ainda com Germano Escobar, membro do Rimisp, Centro Latino-Americano para o Desenvolvimento Rural.

O encontro será no Costão do Santinho Resort, no Norte da Ilha de Santa Catarina, e começa no dia 10 de março, às 9h, com a solenidade de abertura, seguida por dois painéis. O primeiro, A volta do território neoliberal, globalização e crises, será apresentado por Sergio Boisier.

O segundo, A experiência espanhola de descentralização do desenvolvimento rural: lições para América Latina, será explanado por José María Caballero. A última atividade do dia ocorre às 18h, com a apresentação da proposta do tema de trabalho e local da próxima reunião da rede.

No dia 11 de março, haverá visita aos produtores de ostras do Ribeirão da Ilha, em Florianópolis, à Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) e também à atividade de Agricultura Familiar do interior do Estado.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img