21.5 C
fpolis
sexta-feira, março 29, 2024
Cinesystem

Florianópolis terá Dia D contra a dengue nesta sexta-feira

spot_img

Florianópolis terá Dia D contra a dengue nesta sexta-feira

spot_imgspot_img

 O Dia D de Prevenção à Dengue levará orientações à população de Florianópolis nesta sexta-feira, 5, no Largo da Alfândega, a partir das 9h. A Capital é a única do país sem registro de casos autóctones da doença (contraídos no próprio município). As informações são da Secretaria de Comunicação do Executivo Municipal.

Mas a concentração do mosquito transmissor (Aedes aegypti), principalmente no Continente, é um sinal de alerta à população: o descuido com a prevenção pode abrir as portas da cidade para a entrada da dengue e da febre chikungunya. No dia 7 de fevereiro de 2015, haverá reforço da campanha.

Em 2014, foram encontrados em Florianópolis 66 focos do mosquito, sendo 59 nos bairros continentais. Capoeiras, Coloninha e Monte Cristo representam os principais locais onde é detectada a presença do vetor. Uma das explicações para isso é a grande quantidade de ferros velhos, borracharias e áreas com acúmulo de lixo e entulhos. Além disso, há um maior fluxo diário de veículos de carga provenientes de cidades que convivem com a doença.

Na Ilha, foram encontrados três focos no Centro (rodoviária), três no Saco Grande (UFSC) e um no Córrego Grande. Para tentar evitar o surgimento de casos autóctones, o Centro de Controle de Zoonoses mantêm vigilância ao mosquito com o monitoramento das armadilhas instaladas em pontos estratégicos.

Decreto

Recentemente, a Prefeitura de Florianópolis criou, por decreto, o Comitê Gestor Intersetorial de Prevenção e Controle da Dengue, ligado diretamente ao gabinete do prefeito Cesar Souza Junior e com representantes das Secretarias do Continente, de Saúde e de Educação, Floram e Comcap, entre outros. O objetivo é planejar, discutir e promover ações conjuntas para diminuir o risco de dengue em Florianópolis.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img