20.4 C
fpolis
domingo, abril 28, 2024
Cinesystem

Comercialização de ostras e mexilhões volta a ser proibida na Ponta do Papagaio e em Governador Celso Ramos

spot_img

Comercialização de ostras e mexilhões volta a ser proibida na Ponta do Papagaio e em Governador Celso Ramos

spot_imgspot_img

 A retirada e comercialização de ostras e mexilhões estão interditadas em Canto dos Ganchos, Calheiros e Ganchos de Fora, em Governador Celso Ramos; e Ponta do Papagaio, em Palhoça, na Grande Florianópolis. Exames laboratoriais detectaram a presença da DSP, toxina que podem gerar um quadro de intoxicação alimentar nos consumidores.

A mesma toxina foi encontrada também em outros pontos do litoral catarinenses: de Praia Alegre, em Penha; Laranjeiras, em Balneário Camboriú; Zimbros e Canto Grande, em Bombinhas; A comercialização e retirada dos moluscos bivales também estão proibidas nestes locais.

A toxina diarreica é produzida por algumas espécies de microalgas que vivem na água, chamadas de Dinophysis, e quando acumuladas por organismos filtradores, como ostras e mexilhões, podem gerar uma intoxicação nos consumidores. A presença de Dinophysis é conhecida em Santa Catarina e por isso os níveis da toxina são regularmente monitorados pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) no litoral. Os últimos episódios de excesso de DSP no estado aconteceram em 2007 e 2008. Desde agosto deste ano que a presença da toxina é observada no litoral catarinense, uma das explicações para o fenômeno são as condições ambientais favoráveis para a proliferação dessas algas: maior incidência solar, pouca agitação marinha e baixa salinidade da água do mar.

Novas coletas de ostras e mexilhões serão realizadas para monitoramento das áreas de produção e os resultados dessas análises definirão a liberação ou manutenção da interdição das áreas afetadas. A análise do material coletado é feita pelo Laboratório de Estudos sobre Algas Nocivas e Ficotoxinas, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC).

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img