22.5 C
fpolis
quarta-feira, abril 24, 2024
Cinesystem

Florianópolis terá financiamento para pesquisa sobre câncer

spot_img

Florianópolis terá financiamento para pesquisa sobre câncer

spot_imgspot_img

Estudo promovido em Florianópolis irá avaliar a Atenção Primária em Saúde como ordenadora do cuidado e coordenadora da rede de atenção oncológica do município. O projeto, uma parceria entre a Secretaria de Saúde (SMS) e o Centro de Pesquisas Oncológicas (Cepon), receberá financiamento de R$ 35,5 mil do Programa de Pesquisa para o SUS (PPSUS), do Ministério da Saúde.

 “O cenário dos cuidados oncológicos apresenta desafios enormes, pois o atendimento aos pacientes oncológicos é realizado em serviços especializados que centralizam as ações, dificultando esta atenção integral aos pacientes”, afirma a diretora de Média Complexidade da SMS, Dannielle Godoi, uma das coordenadoras do estudo. Com o aumento da sobrevida dos pacientes de câncer, a Atenção Primária precisaria assumir o acompanhamento e o controle dos sobreviventes da doença.

 Para mudar este cenário, em 2013, o Cepon e a Secretaria de Saúde iniciaram a construção da rede de atenção oncológica, possibilitando que os pacientes que já tiveram alta do Cepon passassem a ser acompanhados pelas equipes de Saúde da Família. Dessa forma, a continuidade e a integralidade do cuidado desses pacientes passou a ser garantida.

 Com a nova diretriz, os profissionais dos centros de saúde mantêm a comunicação com o serviço especializado e garantem aos pacientes o acesso oportuno quando necessário.

As informações são da Secretaria de Saúde de Florianópolis.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img