27.4 C
fpolis
quinta-feira, março 28, 2024
Cinesystem

Florianópolis terá todas as unidades da Prefeitura ligadas por fibra ótica

spot_img

Florianópolis terá todas as unidades da Prefeitura ligadas por fibra ótica

spot_imgspot_img

Florianópolis será a primeira cidade brasileira a ter todas as unidades da Prefeitura interligadas por cabos de fibra ótica, a exemplo das ”cidades inteligentes” do Japão e do Reino Unido. Uma reunião, nesta quarta-feira, 18, entre o prefeito da Capital, Cesar Souza Jr. e representantes do Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC) marcou o começo dos trabalhos de implantação da nova rede. As informações são da Secretaria de Comunicação da Prefeitura.

A previsão é de que a integração de todas as 298 unidades da Prefeitura, por meio de cerca de 200 quilômetros de fibra ótica, aconteça no prazo de um ano.

A medida foi garantida através de contrato firmado entre a Prefeitura e o CIASC no dia 6 de novembro, sendo que órgão foi escolhido para executar o serviço por questões de segurança e custos, além de ser empresa pública local. Vai beneficiar diretamente 121 unidades educacionais, 70 unidades de saúde, 30 unidades da área da Assistência Social e 19 praças da cidade, entre outras.

Elas passarão a dispor de 100 megabits/segundo de velocidade de internet, de modo que não correrão mais riscos de terem seus trabalhos interrompidos por causa de queda do sistema de comunicação – o que implicará no aumento da qualidade dos serviços prestados à população. Além disso, será possível realizar monitoramento preventivo das unidades.

A instalação de cada unidade à rede de fibra ótica, englobando equipamentos e licenciamentos, entre outros, custará aos cofres municipais R$ 16.700 mais um custo mensal de utilização da internet e serviços de R$ 980,00.

 

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img