17.6 C
fpolis
quarta-feira, maio 18, 2022
Cinesystem Villa Romana Shopping

Florianópolis vai ganhar 45 estações públicas para ginástica e alongamento

spot_img

Florianópolis vai ganhar 45 estações públicas para ginástica e alongamento

spot_imgspot_img

A prefeitura de Florianópolis começou nesta semana a instalação de 45 estações de ginástica e alongamento em diversos pontos da Capital.

Cinco serão adaptadas para pessoas com deficiência.

Duas já foram instaladas, no Porto da Lagoa  e em Canasvieiras. Na próxima semana outros oito pontos do Município passam a ter os equipamentos. O prazo para a instalação de todas as academias é 30 de janeiro de 2018.

As Estações de Ginástica e Alongamento não têm recurso da Prefeitura. Para a instalação foi realizado chamamento público para que empresas interessadas custeassem o projeto com a contrapartida do direito de publicidade dos espaços. A empresa Mude foi selecionada após avaliação de Comissão formada por integrantes do Ipuf, Floram e da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Juventude.

 

Estão previstas Estações na Beira-mar Continental, Beira-mar Norte, Saco dos Limões, Santa Mônica, Praia Mole, Joaquina, Ingleses, Canasvieiras, Jurerê, Lagoinha, Santinho, Carianos, Campeche, Ribeirão da Ilha, entre outros. Todas as áreas onde existem Arenas de Esporte de Praia também receberão as academias e outras estão em análise para identificar a viabilidade da instalação.

As Estações de Ginástica e Alongamento tradicionais são compostas por:

  • 1 barra fixa
  • 1 barra fixa com pontas anguladas
  • 1 barra fixa paralela de pegada neutra
  • 1 pegada paralela com opções de escolha para diferentes amplitudes de movimentos
  • 1 suporte para vários tipos de exercícios de fortalecimento muscular, alongamento e flexibilidade de membros superiores, inferiores e musculatura da coluna vertebral
  • 1 barra fixa de altura de pegada neutra fechada com formato triangular

As Estações adaptadas oferecem um mínimo de quatro posições para pessoas com deficiência, com exercícios de barra para musculatura das costas, paralela para movimentos do peitoral e braços e "bicicleta de mão" para a mobilidade de membros superiores. Todas as áreas de circulação no equipamento possuem largura suficiente para mobilidade dos usuários e ainda guarda-corpo e fitas de segurança para evitar acidentes e garantir a qualidade dos exercícios. Todas as estações apresentam painel de orientação.

Nas academias será possível realizar diversos exercícios como flexão de braços e quadril, movimentos para estímulo da região de tríceps e peitoral, abdominal e oblíquo, entre outros.

A manutenção, reposição de peças e jardinagem dos locais também são de responsabilidade da empresa Mude, selecionada em chamamento público. O termo de cooperação entre empresa e a Prefeitura é de 60 meses, podendo ser renovado por mais 60 meses. Após esse período, os equipamentos tornam-se patrimônio de Florianópolis. 

 

spot_img