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segunda-feira, novembro 29, 2021
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Florianópolis integra mercados pesquisados pelo Marplan

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Florianópolis integra mercados pesquisados pelo Marplan

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Estudo Geral de Meios, financiado pelo Grupo RBS, foi apresentado para agências e anunciantes em Florianópolis.

17-09-2010 – Na última quinta-feira, 16/09, no Hotel Majestic, foram reunidos 100 convidados para a apresentação do I Estudos Marplan/EGM – 2010, realizado na Grande Florianópolis no período 12/04 a 18/06.

Segundo Daina Ruttul, diretora nacional da Ipsos Marplan, trata-se de uma pesquisa contínua em 9 Mercados e esporádica em outras capitais e interior de São Paulo. Nos 9 Mercados são realizadas 53.300 entrevistas/ano. O trabalho é reconhecido pelo CENP e pelo mercado publicitário como referência para o planejamento estratégico, tático e em negociações de mídia por mais de 900 usuários entre agências e veículos no Brasil.

Florianópolis

O estudo realizado na Grande Florianópolis (Palhoça, São José e Florianópolis) contou com 1.200 entrevistas, o que, para uma população projetada de 745.000 habitantes, indica uma margem de erro de +/- 2,83.

Principais destaques da apresentação

– Predominância da classe B (49%) em relação aos 9 mercados (32%);
– A classe C em Florianópolis representa 41% da população, contra 46% nos 9 mercados;
– A população tem tendência à maior exposição aos meios
– Em Florianópolis o rádio chega a predominar em duas faixas horárias: 6h00 as 9h00 e 16h00 as 18h00
– Os meios de comunicação estão presentes no dia a dia das pessoas:
. desde o café da manhã, compartilhado por 32% dos que assistem TV;
. 18% dos que ouvem rádio e 9% dos que lêem jornais e assim continua, por todo o dia, junto às outras atividades;
. a TV é ótima companheira para as refeições: entre os que assistem, 40% almoçam/jantam;
. entre os que ouvem rádio, 37% estão fazendo alguma atividade doméstica;
. O internauta é o que mais fala no celular (15%), ouve rádio (12%), assiste TV (9%), enquanto navega.

Síntese das características peculiares da Gde Florianópolis em relação aos 9 mercados

. Classe média maior (B) e melhor distribuição de renda;
. Maior índice de pessoas com ensino superior;
. Alto nível de consumo indicado pelos altos gastos médios com compras
. Posse de bens indicativos de mais conforto e tecnologia no lar
. Estilo de vida mais ativo, maior sociabilidade, interesse por esportes, cultura e atitude mais planejada em relação ao consumo
. Tendência à maior diversidade de exposição aos meios de comunicação.

Uso para planejamento de mídia

O diretor de marketing e planejamento do Grupo RBS em Santa Catarina, Eduardo Gerchman, disse aos presentes que o software do EGM é muito amplo e complexo, pois possibilita mais de 3.000 combinações. “Por isso, vamos realizar alguns estudos verticais sobre alguns setores para demonstrar às agências a importância dessas informações na hora de planejar a mídia para seus clientes.”

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