25.9 C
fpolis
terça-feira, janeiro 25, 2022
cinesytem

Florianópolis participa do Movimento Hora do Planeta neste sábado

Florianópolis participa do Movimento Hora do Planeta neste sábado

spot_img

O movimento ocorre neste sábado, 27, entre às 20h30 e 21h30

Consciência mundial ao combate do aquecimento global. Essa é a bandeira defendida globalmente pela Rede WWF através do movimento a Hora do Planeta. Entre às 20h30 e 21h30 do próximo sábado, 27, pessoas, empresas, comunidades e governo estão sendo convidados a apagarem as luzes.

A Hora do Planeta começou em 2007, apenas em Sidney, na Austrália. Em 2008, 371 cidades participaram. No ano passado, quando o Brasil participou pela primeira vez, o movimento superou todas as expectativas. Centenas de milhões de pessoas em mais de 4 mil cidades de 88 países apagaram as luzes.Saiba mais sobre a Hora do Planeta – http://www.horadoplaneta.org.br/

No sábado, 27 de março, entre 20h30 e 21h30 (hora de Brasília), o Brasil participa oficialmente da Hora do Planeta e a cidade de Florianópolis também fará sua parte.

Dois monumentos de Florianópolis terão as luzes apagadas

Capital Catarinense participará pela segunda vez do movimento “Hora do Planeta”.

A Praça XV e a Ponte Hercilio Luz. Das moradias mais simples aos maiores monumentos, as luzes serão apagadas por uma hora, para mostrar aos líderes mundiais a preocupação com o aquecimento global.

Segundo informações do portal intitulado com mesmo nome, ‘A Hora do Planeta’ começou em 2007, apenas em Sidney, na Austrália. Em 2008, 371 cidades participaram. No ano passado, quando o Brasil participou pela primeira vez, o movimento superou todas as expectativas. Centenas de milhões de pessoas em mais de 4 mil cidades de 88 países apagaram as luzes. Monumentos e locais simbólicos, como a Torre Eiffel em Paris, o Coliseu em Roma, a Times Square em Nova Iorque, Cristo Redentor no Rio de Janeiro, o Congresso Nacional em Brasília, a Ponte Hercílio Luz em Florianópolis e outros ficaram uma hora no escuro. Além disso, artistas, atletas e apresentadores famosos ajudaram voluntariamente na campanha de mobilização.

Em Florianópolis o Prefeito Dário Berger e o Diretor Superintendente da Fundação Municipal de Meio Ambiente Gerson Basso, ficaram responsáveis pelo cumprimento do Termo de Adesão.

Até o momento, 15 capitais das cinco regiões brasileiras já confirmaram apoio ao ato simbólico. Esse número já superou a marca do ano passado. Como forma de mostrar ao mundo a preocupação com o desmatamento, a degradação dos ecossistemas e as mudanças climáticas, o principal monumento da cidade será apagado no Rio de Janeiro/RJ, São Paulo/SP, Vitória/ES, Campo Grande/MS, Cuiabá/MT, Goiânia/GO, Curitiba/PR, Porto Alegre/RS, Fortaleza/CE, Recife/PE, São Luis/MA, Manaus/AM, Palmas/TO, Rio Branco/AC e Belém/PA.

Empresas de Florianópolis participam

Várias empresas da Capital e do Estado estão abraçando a causa. A Unimed Grande Florianópolis está divulgando a ação para seus diferentes públicos. Como os prontos atendimentos não podem participar e os outros estabelecimentos da empresa não têm expediente no horário da paralização, a Cooperativa convida seus médicos cooperados, colaboradores, clientes e parceiros a participarem da iniciativa. No sábado, os colaboradores receberão mensagem via celular lembrando os da hora de desligar as luzes.

Recursos tecnológicos são utilizados para contribuir com a Hora do Planeta. A TIM, que, além de convidar mais de 2,3 milhões clientes no Estado, também está patrocinando o movimento no Brasil e já confirmou a escuridão em suas empresas em mais de 12 cidades em todo Brasil. Em Florianópolis ficarão às escuras as empresas localizadas na Avenida Marechal Câmara, no centro da cidade sentido Shopping Beiramar, e na Rodovia Ademar Gonzaga, na SC 404.

O Floripa Shopping também apoia a iniciativa. Além de enviar e-mail marketing aos clientes e lojistas para aderirem ao movimento, o shopping participará na prática, desligando parcialmente as luzes externas do empreendimento. É por essas e outras ações, que o Floripa Shopping conquistou a ISO 14001 no ano passado, tornando-se o único shopping do Sul do Brasil a obter a qualificação, considerada uma das mais importantes certificações ambientais, com padrão internacional.

Quem passar pelo bairro Santa Mônica neste sábado, entre 20h30min e 21h30min, vai encontrar apagadas as luzes da fachada do Shopping Iguatemi Florianópolis. É que, a exemplo do ano passado, o Iguatemi aderiu novamente ao projeto Hora do Planeta, que pretende alertar a população no mundo todo sobre os riscos do aquecimento global. A iniciativa é da WWF, que espera superar a marca do ano passado, quando um bilhão de pessoas aderiram ao movimento. Nas fotos (em anexo) três momentos da fachada em 2009 – totalmente acesa, meia luz e, na Hora do Planeta, totalmente apagada.

O Beiramar Shopping, de Florianópolis (SC) vai participar amanhã (27/03) do movimento mundial Hora do Planeta. Durante uma hora, entre 20h30 e 21h30, o empreendimento vai funcionar com apenas 50% de energia. Toda a fachada do shopping, parte do estacionamento e metade da potência do ar condicionado serão desligados.

Instituto Voluntários em Ação de Florianópolis também participa

Quem tem pouco tempo livre também pode participar do programa. Isto acontece porque, desde 2008, foi lançado o Portal Voluntários On-Line. Portanto, qualquer pessoa do mundo tem a chance de entrar ativamente no projeto, seja revisando ou traduzindo textos, criando material gráfico, planejamento financeiro e assim por diante. Na última semana, o IVA decidiu se aproximar do WWF-Brasil e aderiu à Hora do Planeta – movimento organizado em Sidney, 2007, que visa chamar a atenção de políticos, empresas e sociedade civil sobre a importância de combater o aquecimento global.

O alvo final da adesão é informar aos públicos do Instituto o escopo da mobilização e fazê-los passarem a mensagem para suas redes de contato. Entre os caminhos escolhidos para atingir o objetivo, estão a ampla divulgação e cobertura do evento em todos os canais de comunicação do centro de voluntariado, além de trabalho com multiplicadores e formadores de opinião.

Na página inicial do IVA na internet abrigará um banner da Hora do Planeta, e duas vagas (uma de divulgador online da HP e outra de pesquisador de ações regionais do evento) de voluntariado serão abertas. O movimento também será divulgado na newsletter oficial do grupo e, diariamente, em espaços destinados para a seção de notícias. Um e-mail marketing sobre os 60 minutos às escuras chegará às caixas de mensagens de 20 mil pessoas e 400 organizações não-governamentais.

Por fim, todas as mídias sociais do Instituto ganharão informações completas, links e muitas imagens sobre a Hora do Planeta. Aqui, em território nacional, o movimento também defende o desmatamento zero e a conservação de ambientes terrestres e aquáticos, como forma de manter o equilíbrio ecológico, proteger as águas e nascentes e se adaptar aos efeitos das mudanças climáticas.

Saiba mais www.voluntariosemacao.org.br

DeOlhoNailha ajuda na divulgação local do movimento

O Portal DeOlhoNailha participa da Hora do Planeta divulgando as informações gerais do movimento em Florianópolis, publicando notícias dos participantes, estimulando os usuários a aderirem esta causa e veiculando o banner oficial na área mais acessada do site, que é a parte de notícias.


spot_img
spot_img