27.4 C
fpolis
quinta-feira, março 28, 2024
Cinesystem

Florianópolis será capital da cultura com 3ª Semana Ousada

spot_img

Florianópolis será capital da cultura com 3ª Semana Ousada

spot_imgspot_img

A Secretaria de Cultura e Arte da UFSC e a Coordenadoria de Arte da Udesc deram-se as mãos pra promover em setembro mais uma avalanche de eventos e manifestações artísticas de vanguarda. Começa no dia 20 e vai até o dia 24 a terceira edição da Semana Ousada, que vai inflar cultura em Florianópolis, com a realização mais de cem eventos, mostras, exposições, ações educativas, oficinas, palestras, Seminário de Filosofia e Arte e espetáculos de dança, teatro, cinema, música, moda, artes plásticas, multimídia, todos gratuitos e abertos à comunidade. A abertura oficial da Semana ocorre no dia 20, às 21 horas, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC, seguida da apresentação da peça ´In on it`, sucesso arrojado de público e crítica no país, duas vezes indicada para o Prêmio Shell (melhor direção e melhor ator).

São 12 exposições de moda, desenho, arquitetura e artesanato e ainda nove oficinas de escultura, improvisação em dança, ator performer, contos ousados, maquiagem cênica, cenografia, intervenção urbana e documentário. As inscrições para as oficinas, gratuitas e abertas à comunidade externa, podem ser feitas a partir de segunda-feira, 13, no site do evento: www.semanaousada.ufsc.udesc.br. A semana vai concentrar espetáculos notorizados por sua inovação estética, como ´Micro-revolução de um ser gritante`, de Silvana Abreu, ´Encontros & Desencontros`, de Márcio Cabral e Araeliz, ´Apenas uma fase em Off`, de Zélia Sabino, ´O quarto fantasma`, de Sônia Laiz Vernacci Velloso, ´Era uma vez no Pântano dos Gatos`, de Carmen Fossari, ´Retrato de Augustine`, de Maria Brígida de Miranda e ´A Mandrágora`, da Companhia Brancaleone, entre 26 peças teatrais. “Vamos democratizar o acesso da população a eventos e processos culturais de qualidade e arrojo artístico”, afirma a secretária de Cultura e Arte da UFSC, Maria de Lourdes Borges, que coordena a Semana Ousada ao lado de Cláudia Messores, coordenadora de Cultura da Udesc.

A maior parte dos espetáculos ocorre no campus da UFSC e da Udesc, mas também haverá eventos e atividades nas escolas e espaços culturais de várias partes da cidade. As ações educativas, por exemplo, incluem visita aos ateliês do curso de Artes Visuais da Udesc e apresentações de teatro, musicais e mostra de curtas-metragens do FAM na Biblioteca Pública de Santa Catarina e na Udesc. Essas atividades envolvem 300 alunos de seis Escolas Básicas do Estado: Presidente Roosevelt, Henrique Stodieck, Vitor Miguel, Leonor de Barros, Padre Anchieta e Simão Hess. Na programação estão previstas ainda duas mostras de cinema: a de Curtas da Udesc, incluindo vídeos de moda, e da Unisul, em um trabalho integrado com o Curso de Artes Cênicas da Udesc.

Entre as grandes atrações está o espetáculo de abertura, no dia 20, às 21 horas, que traz de uma jornada de êxito em festivais e nos teatros do Rio e São Paulo, a peça ´In on It`, de Enrique Diaz. Dirigida por Enrique Diaz, com texto do canadense Daniel MacIvor, a peça é uma cadeia de jogos internos. Dois atores, duas cadeiras e um casaco fazem um belo jogo cênico. Emilio de Mello e Fernando Eiras interpretam dez personagens, numa história ‘dentro’ da história: um dramaturgo tentando recriar um misterioso acidente de carro. Mas é ‘dentro’ do espectador que a peça acontece. “O cenário mínimo (duas cadeiras), os ângulos e a sequência não-linear recortam a ação, o que nos leva a tentar adivinhar o fim da trama – e a ser surpreendidos. Também há dois gêneros ‘dentro’ do mesmo espetáculo. Aproxima-se do teatro diversionista, das multidões, mas também do bom teatro pensante, para poucos”, analisa a crítica publicada em O Estado de S.Paulo.

Por Raquel Wandelli/ Jornalista na SeCarte/UFSC

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img