23.8 C
fpolis
terça-feira, abril 16, 2024
Cinesystem

Instituto Cervantes apresenta a arte de Tercília dos Santos

spot_img

Instituto Cervantes apresenta a arte de Tercília dos Santos

spot_imgspot_img

Telas estarão expostas na sede do órgão oficial do governo da Espanha, na capital

A partir do dia 13 de setembro, os moradores e visitantes de Florianópolis poderão apreciar as obras de uma das principais artistas de Santa Catarina. A exposição “Arte Naïf, por Tercília dos Santos”, estará aberta à visitação na sede do Instituto Cervantes, na rua Esteves Júnior, 280, bem no centro de Florianópolis, até o dia 01 de outubro.

A abertura acontece no dia 13, às 19h, com um coquetel e uma mesa redonda que discutirá a arte de Tercília dos Santos. A entrada é gratuita e toda a comunidade está convidada a participar.

Sobre a obra da artista

O estilo Naïf é caracterizado por uma arte primitiva, feita por artistas não-eruditos, com inspiração no meio rural. Tercília dos Santos, que atualmente reside em São José, na Grande Florianópolis, faz suas obras inspirada pela infância vivida em uma zona rural do oeste catarinense.

Autodidata, a artista tem o reconhecimento de críticos nacionais e internacionais, que a consideram a maior revelação da pintura naïf de Santa Catarina. Seus quadros, totalmente coloridos e pintados em acrílico sobre tela, impressionam pela riqueza de detalhes e pela inocência de figuras que remetem á infância e aos sonhos que ficaram para trás, como ela mesma as define.

Como integrante do Projeto Cultural do Sesc “A dama da Pintura Primitiva em Santa Catarina”, Tercília viajou por muitas cidades para palestrar sobre a arte naïf em instituições de ensino superior. Nos últimos anos, a artista participou de uma coletiva internacional no Centro Cultural de Chicago, foi citada por críticos de diversas localidades do mundo e expôs suas obras em diferentes países, como Suíça, França e Espanha. No currículo, a artista ainda coleciona duas premiações em Bienais de Arte Naïf.

Serviço:

O que: Exposição “Arte Naïf, por Tercília dos Santos”
Quando: de 13 de setembro à 01 de outubro de 2010
Onde: Instituto Cervantes (Rua Esteves Júnior, 2802, centro, Florianópolis)
Quanto: entrada gratuita
Mais informações: www.florianopolis.cervantes.es ou pelo telefone 48 3225 0224

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img