23.6 C
fpolis
terça-feira, abril 16, 2024
Cinesystem

Floripa Cidade Criativa

spot_img

Floripa Cidade Criativa

spot_imgspot_img

Dentre os inúmeros títulos que Florianópolis detém, um deles orgulha especialmente a rede hoteleira. A Capital dos catarinenses é uma das três cidades brasileiras no segmento gastronômico a fazer parte da rede mundial Cidades Criativas da Unesco, ao lado de Belém (PA) e Paraty (RJ). A rede foi criada em 2004 com o objetivo de incentivar a cooperação entre as cidades que usam a criatividade como estratégia para atingir os objetivos sustentáveis da Organização das Nações Unidas (ONU). Desde 2014 a Ilha da Magia integra este seleto grupo de municípios, sendo a primeira cidade brasileira a conquistar o título.

Fazer parte desta rede implica em ganhar maior visibilidade não apenas dentro do nosso território, como em nível mundial. E fortalece os esforços da hotelaria em proporcionar uma experiência inesquecível aos turistas que por aqui desembarcam. Em nossa cidade o foco está na gastronomia e nas ações que repercutem em destaque a bairros como Santo Antônio de Lisboa, Ribeirão da Ilha, Coqueiros e Lagoa da Conceição, considerados polos gastronômicos. Nestes locais, os roteiros levam os visitantes às fazendas de ostras que fornecem o produto para todos os restaurantes da região, além de um walking tour pelas ruas do Centro Histórico de Florianópolis. 

Vale destacar que este tipo de roteiro gastronômico não é exclusividade apenas para os turistas que vem de fora. Catarinenses e moradores da Grande Florianópolis também são convidados a conhecer os principais roteiros gastronômicos e a nossa história regional. A intenção da rede de Cidades Criativas da Unesco é incentivar os municípios para que estabeleçam alternativas inovadoras para o desenvolvimento local e que cooperem uns com os outros, por meio de parcerias, para alavancar o segmento em que estão inseridos.

Certamente, no caso de Florianópolis, muita troca poderá ser feita com Belém e Paraty, ambas cidades criativas gastronômicas. Mas também com as outras cerca de 180 cidades criativas de 72 países, o que poderá enriquecer ainda mais a nossa forma de explorar a gastronomia açoriana. 

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img