22.2 C
fpolis
sexta-feira, março 29, 2024
Cinesystem

Floripa participa do "Dia Nacional da Coleta de Alimentos"

spot_img

Floripa participa do "Dia Nacional da Coleta de Alimentos"

spot_imgspot_img

Acontece no dia 07 de novembro de 2009 em 23 cidades. A meta é a coleta de 85 toneladas de alimentos.

Iniciativa que acontecerá em supermercados beneficiará mais de 1.200 instituições em todas as regiões do país e contará.

Com o apoio de cerca de 4.000 voluntários, o Dia Nacional da Coleta de Alimentos acontecerá pelo quarto ano consecutivo em supermercados de todo Brasil. As 130 lojas participantes disponibilizarão seu espaço para os voluntários fazerem a captação de alimentos no dia 07 de novembro, das 08h00 as 19h30. “Nos últimos três anos a iniciativa arrecadou mais de 116 toneladas e para 2009 o nosso objetivo é que sejam arrecadadas, pelo menos, 85 toneladas de alimentos”, diz Francesco Tremolada, coordenador nacional do Dia Nacional da Coleta de Alimentos

Promovida anualmente pela Companhia das Obras do Brasil (CDO) e pela Fondazione Banco Alimentare, da Itália, a Coleta será realizada em 23 cidades, entre elas São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Florianópolios e Brasilia. Em cada supermercado participante voluntários identificados abordam os clientes informando-os sobre a proposta da ação e orientando-os caso queiram participar.

O que doar

Os voluntários entregam uma lista indicativa dos alimentos mais necessários para o cardápio das instituições que serão beneficiadas, como arroz, feijão, achocolatado, leite em pó, entre outros. Junto com a lista de alimentos, o cliente recebe também uma sacola plástica onde depositará sua doação e irá entregá-la a um outro voluntário na saída do supermercado. “A lista é uma sugestão elaborada pela nossa equipe de nutricionistas, que a elaboram de acordo com os programas nutricionais das próprias instituições”, explica Tremolada. E ele ressalta. “Porém, qualquer tipo de doação de alimentos [fora da lista] será aceita e devidamente encaminhada”.

Ao final do dia, os alimentos são pesados, encaixotados e encaminhados para os Bancos Alimentares (entidades locais que já atuam na coleta e distribuição de produtos) de cada cidade. Dos Bancos Alimentares os produtos são distribuídos entre as instituições cadastradas de forma a evitar “duplicação” da ação, má distribuição e desperdícios.

O Dia Nacional da Coleta de Alimentos busca sensibilizar e motivar pessoas de todas as idades a dedicarem seu tempo para fazer um gesto voluntário. Elas podem atuar em atividades que vão desde receber os clientes nos supermercados, até controlar e estocar os produtos, além de transportar e entregar as doações aos receptores. Além disso, a ação tem como objetivo proporcionar a todos que se envolverem na iniciativa a possibilidade de realizar uma experiência pessoal de “fazer o bem”, de “gratuidade”, de “caridade”, em um trabalho comunitário. O simples gesto da doação dos alimentos é uma outra forma de contribuir para a campanha.

Origem

A Coleta de Alimentos nasceu há 16 anos nos Estados Unidos, seguido por França e Itália. Também se propagou em outros países europeus onde existem bancos de alimentos. No Brasil, a ação começou a ser realizada pela CdO em 2006, nas cidades de São Paulo e São Bernardo do Campo. Nos dois anos seguintes, outras 17 cidades aderiram ao gesto. Em 2008 cerca de quatro mil voluntários arrecadaram mais de 58 toneladas de alimentos. No dia 07 de novembro de 2009, o Dia Nacional da Coleta de Alimentos acontecerá em: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, São Bernardo do Campo, Campinas, Sorocaba, Salvador, Fortaleza, Belém, Manaus, Boa Vista, Florianópolis, Brusque, Barreiras, Ribeirão Preto, São Jose do Rio Preto, Londrina, São João Del Rei, Teresópolis, Petrópolis, Niterói e Aracaju.

Como ser um voluntário em Florianópolis

As inscrições podem ser feitas no site www.cdo.org.br/coletadealimentos . Os voluntários devem informar a atividade, horário de disponibilidade e qual supermercado escolhido para o trabalho voluntário. O cadastro é fundamental para a organização das atividades.

Companhia das Obras
A Companhia das Obras (CdO – site www.cdo.org.br) foi fundada no Brasil em 1999, tendo nascido na Itália, em 1986, a partir da experiência do Movimento Católico Comunhão e Libertação. Sua missão é promover e defender a dignidade do indivíduo na sociedade e no ambiente de trabalho; tutelar a criação de obras assistenciais e empresas, privilegiando uma concepção de mercado e de suas regras, capaz de compreender e respeitar a pessoa em todos os seus aspectos, dimensões e momentos da vida.

Dia Nacional da Coleta de Alimentos

Quando: sábado, 07 de novembro de 2009
Que horas: 8h às 19h30

Supermercados cadastrados:

BIG Iguatemi
Av. Madre Benvenuta 687 Santa Mônica
Coordenador: João Barbosa Tarifa

Hippo Supermercados
Rua Almirante Alvin 555 Centro
Coordenador: Rogério Merlo

Xande Supermercados
Rua Deodoro 281 Centro
Coordenadora: Paula Terra Bandeira

Mais
http://www.cdo.org.br/coletadealimentos/floripa.html

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img