23.9 C
fpolis
quinta-feira, março 28, 2024
Cinesystem

Floripa Shopping promove exposição artística em homenagem aos 283 anos da cidade

spot_img

Floripa Shopping promove exposição artística em homenagem aos 283 anos da cidade

spot_imgspot_img

A mostra gratuita que reúne, além de artistas locais, também os que escolheram a Ilha como lar, retratar aspectos da cultura, arquitetura e folclore de Florianópolis

Seis artistas, 36 obras de arte, diferentes estilos e técnicas e um objetivo: homenagear a cidade de Florianópolis. Para comemorar os 283 da cidade, o Floripa Shopping promove de 10 a 29 de março a Exposição Pintando Florianópolis IV, com trabalhos que retratam a cultura, arquitetura e folclore da capital do Estado.

A Confraria Destherrense de Artes Plásticas – CODAP, formada pelos artistas plásticos Cipriano, Estela Ramos, Lúcio Lanzone, Marezane Prigol, Onildo Borba e Soli, vai expor as 36 telas, que trazem como temas as tradicionais rendeiras, barcos e seus pescadores, a pesca de arrastão, o Boi de Mamão e Terno de Reis. “Essa exposição é como um resumo da cidade. É como ter, toda a ilha, com sua gente, costumes, artistas e belezas, concentradas em um só lugar, O Floripa Shopping é o Shopping de Florianópolis, por isso estamos muito felizes em ter esta exposição no empreendimento’, declara Monica Freitas, gerente de marketing do empreendimento.

Uma viagem no tempo, para se reviver o Mercado Público da década de 40, é uma das propostas da exposição para quem visitar a mostra.

Sobre os artistas

José Cipriano da Silva – Catarinense de São José, é artista plástico, projetista, compositor, entre outros. No ano de 1997, aos 67 anos, o artista autodidata resolveu encarar o grande público e mostrar os resultados de suas pinceladas e da técnica hiper-realista. O resgate em telas da riqueza da arquitetura açoriana, seus casarios e fortalezas, detalhes da pesca artesanal e alguns aspectos do centro de Florianópolis foi exposto em várias exposições individuais e coletivas.

Estela Ramos – Aposentada do BRDE, a artista plástica autodidata de Florianópolis, retomou em 1996 o trabalho artístico que tinha adormecido no fim dos anos 1960. O retorno trouxe novas técnicas que misturam telas com texturas e materiais alternativos, em cores vibrantes ou tons pastéis, retratando em vários momentos temas relacionados à Ilha da Magia. Destaque para a participação da artista no VIII Circuito Internacional de Arte Brasileira em cidades da Europa com Lisboa, Londres e Madri, no ano de 2002.

Lúcio Lanzone – Florianopolitano por adoção, o argentino dedica desde 1979 grande amor à cidade que o acolheu. Reconhecido internacionalmente, o artista teve suas obras expostas em vários países, como Argentina, Alemanha, Holanda, França, Espanha, Chile, Paraguai, entre outros. Com mais de 40 anos de carreira, o artista auto-didata ainda mantém ativo seu atelier na Espanha.

Marezane Prigol – Iniciou sua carreira artística com trabalhos de pintura em porcelana. Posteriormente, passou a dedicar-se inteiramente a pintura em óleo sobre tela. Com obras expostas em vários países, como Venezuela, Chile, Estados Unidos, França, Itália, Alemanha, a artista auto-didata nascida em Caxias do Sul, já participou de várias exposições nacionais e internacionais.

Onildo Borba – A mística atração pelo mar é uma das inspirações do artista natural de Navegantes. Desde 1980 em Florianópolis, Onildo já teve aulas com os artistas plásticos Domingos Diniz e com o húngaro Monáh Radickz, quando buscou aprimorar sua técnica na pintura em óleo espatulado na tendência “impressionista”. Já teve também seus trabalhos publicados em vários catálogos de arte do país.

Soli – Salete Maria Farias de Oliveira nasceu em 1962, na cidade de Palhoça. Seu trabalho deriva da experiência de anos trabalhando numa marmoraria da família. A partir do contato com o granito, Soli passou a gravar desenhos em pedras. Em seguida, veio o desenho em tela. A experimentação com vários materiais e texturas diferentes é sua marca. Suas telas e peças em granito estão hoje espalhadas em vários países, principalmente na Europa.

SERVIÇO:

O quê: Exposição CODAP – PINTANDO FLORIANÓPOLIS IV

Quando: 10 a 29/3

Horário: das 10 às 22h

Onde: Floripa Shopping – sala 136, piso térreo – L1

Preço: Gratuito

Mais informações: Floripa Shopping – de segunda a sábado das 10 às 22 horas e domingos e feriados das 11 às 21 horas e lojas das 15 às 21 horas – (48) 3331-7000 www.floripashopping.com.br

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img