19.9 C
fpolis
sexta-feira, maio 24, 2024
Cinesystem

Floripa Sustentável lança campanha “Esmola Não” e tem grande receptividade no “panfletaço” realizado nas sinaleiras

spot_img

Floripa Sustentável lança campanha “Esmola Não” e tem grande receptividade no “panfletaço” realizado nas sinaleiras

spot_imgspot_img

A manhã desta quarta-feira (10) foi marcada pelo lançamento oficial da Campanha “Não Dê Esmolas, Dê oportunidades”, do movimento Floripa Sustentável. Depois da coletiva, que contou com mais de 60 pessoas no Hotel Majestic, na Capital, os participantes, incluindo o prefeito Topázio Neto, saíram para as duas principais pistas da Avenida Beira Mar Norte para entregar o flyer da campanha aos motoristas, que receberam e apoiaram a ação.

O coordenador geral do Movimento Floripa Sustentável Roberto Costa reforçou o sentido da campanha: “É preciso sensibilizar a população para a importância de se oferecer oportunidades para as pessoas em situação de rua (PSR), em vez de dar esmolas, que só incentivam essas pessoas a permanecerem em condições degradantes nas calçadas da cidade”.

O prefeito Topázio Neto lembrou no encontro que este problema é de todos e não só dos órgãos públicos. “Esse assunto, infelizmente, não envolve só dinheiro, até porque se fosse isso, outros países não enfrentariam essa situação, como os Estados Unidos e muitos da Europa. Precisamos que todos se conscientizem e não deem esmolas e sim, oportunidades”. Ele lembrou que o problema é muito antigo na Capital e citou o Albergue Noturno de Florianópolis, que fará 100 anos em 2027. “Mas uma coisa é fato, ele se agravou nos últimos 10 anos”.

O promotor de justiça Daniel Paladino parabenizou o Floripa Sustentável pela criação da campanha. “Este tema é muito complexo e uma campanha como essa é muito bem-vinda, pois vai ajudar a enfrentar e esclarecer essa situação, que precisa da união de todos”, elogiou o representante do Ministério Público do Estado de Santa Catarina (MPE/SC), órgão que tem feito muitas ações para aprofundar o tema dos PSR no Estado.

Após a coletiva, que durou cerca de uma hora, cerca de 25 pessoas da Secretaria de Assistência Social e da Guarda Municipal, junto com o prefeito Topázio, os secretários municipais Anibal Gonzáles e Zena Becker e coordenadores do Floripa Sustentável, entregaram o flyer da campanha aos motoristas que paravam nos semáforos da Avenida Beira Mar Norte, próximos ao local da coletiva.

SOBRE A CAMPANHA

A campanha “Não Dê Esmolas, Dê oportunidades” tem o apoio da 30ª Promotoria de Justiça da Capital do Ministério Público Estadual de Santa Catarina (MPE/SC), da Prefeitura de Florianópolis e dos veículos de comunicação da Capital, que vão divulgar de forma voluntária as peças da campanha – filme para televisão, spots de rádio, anúncios de jornal e conteúdos para sites de notícias e internet.

No verso do flyer entregue aos motoristas hoje, há informações de como orientar as pessoas em situação de rua para o acolhimento (onde dormir), alimentação, retorno ao município de origem e o telefone (48) 99182-6870, do Resgate Social. O material mostra ainda que a cidade oferece Educação, Requalificação, Saúde e também ajuda na obtenção de documentação. 

SITUAÇÃO CRÍTICA

Segundo a Prefeitura de Florianópolis, em novembro de 2023 foram registradas 968 PSR na cidade. Há grupos com problemas de saúde mental, outros que são dependentes químicos de drogas ilícitas e lícitas, com o alcoolismo prevalecendo. Há ainda os egressos do sistema prisional e aqueles que sofreram reveses econômicos ou algum trauma, como infidelidade ou perda familiar. Além disso, o órgão público afirma que mesmo tendo mais de 30 programas de acolhimento e a internação involuntária ativa há mais de 30 dias, muitas pessoas não querem sair das ruas.

“Temos consciência das ações que a Prefeitura realiza, mas essa problemática não depende somente do poder público, tem que haver uma conscientização de quem dá esmolas com a melhor das intenções, mas acaba acorrentando essas pessoas em situações desumanas nas ruas da cidade. Foi por isso que criamos esta campanha”, finaliza Roberto Costa.

Fotos: Scarduelli Comunicação

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img