Floripa Tap encerra cinco dias de programação alcançando um público de 6 mil pessoas

VariedadesFloripa Tap encerra cinco dias de programação alcançando um público de 6...

Casa dos Açores Museu Etnográfico, em Biguaçu, fecha para reforma estrutural e deve reabrir no primeiro semestre de 2027

Casarão administrado pela FCC fecha a partir desta quarta (4) para obras elétricas, hidráulicas, de telhado e de acessibilidade; oficinas e pesquisa seguem no espaço.

Festival Tambores do Axé leva “Uma Noite de Magia” a Biguaçu no dia 14 de novembro e abre o centenário de Mãe Hilca D’Iansã

Edição do festival reúne sete atrações no Centro de Eventos Fenix, sábado (14), às 21h, com arrecadação de alimentos para a Escola Pan-Africana Olodum Sul.

Villa Francioni abre a série Uvas e Vinhedos, que estreia nesta quarta-feira no canal Modo Viagem, da Globoplay

Vinícola pioneira em vinhos de altitude em Santa Catarina está entre as apresentadas pelo programa, que estreia às 20h30 desta quarta (4) no canal Modo Viagem.

Parque do Morro da Cruz ganha plano de manejo, com nove zonas e quase metade da área fechada à visitação

O Parque do Morro da Cruz, em Florianópolis, ganhou plano de manejo: nove zonas, 49,45% da área sem visitação e regras para o entorno. Veja o que muda.

Compartilhe

O 13° festival internacional Floripa Tap chegou ao fim com um saldo de 8 espetáculos gratuitos, mais de 60 oficinas e uma programação que alcançou mais de 6 mil pessoas. O palco aberto na Beira-mar Norte, novidade desta edição, contou com apresentações de mais de 50 grupos de dança. O ponto alto da programação foi a Noite de Gala, no Teatro do CIC, no sábado (1°), com apresentações de grupos selecionados e sapateadores convidados.

A diretora do festival, Marina Coura, trouxe quatro artistas internacionais para o evento, incluindo a virtuose do sapateado com jazz Josette Wigan, dos Estados Unidos, que veio pela primeira vez ao Brasil. Os sapateadores Daniel Borak, da Suíça, e Maud Arnold e Star Dixon, dos Estados Unidos, completaram os destaques internacionais do festival.

Os quatro artistas internacionais participaram do duelo e da Jam Session que abriu a programação do Floripa Tap, na noite de quarta-feira (29). O duelo teve como destaque a improvisação que originou disputas entre os dançarinos, também chamadas de “batalhas de improviso”. Já a Jam Session, também com música ao vivo, contou com performances improvisadas dos professores do festival, em uma oportunidade para o público ver de perto a sua técnica, ritmo e desenvoltura.

Uma mostra de dança com mais de 50 performances solos, de duos, trios e grupos de todo o Brasil, selecionados pela curadoria do festival, abriu a programação no palco aberto da avenida Beira-mar Norte na noite de quinta-feira (30). Já na sexta-feira (31/5) o palco da Beira-Mar recebeu outros dois espetáculos, ambos com intérprete em libras. A companhia carioca Based in BXD apresentou o espetáculo “O Som Lá de Casa” e a cantora Dandara Manoela trouxe o show “Minha Prece Ecoa”.

Além disso, cerca de 700 crianças e adolescentes do Centro de Educação Popular (Cedep), na comunidade de Monte Cristo, que integra a Rede Instituto Vilson Groh (Rede IVG), e da Associação Casa São José, no bairro Serrinha, tiveram aulas gratuitas de sapateado. As atividades, conduzidas pela diretora do festival internacional, Marina Coura, já fazem parte do calendário do Floripa Tap, que realiza uma programação social em todas as edições desde 2015, buscando divulgar a arte e despertar o interesse de crianças e adolescentes. A Casa São José é beneficiada com aulas gratuitas de dança para crianças o ano todo, sendo que o festival também possui alunos e alunas bolsistas para as aulas das oficinas. São mais de 300 estudantes contemplados de vários lugares do Brasil.

Crédito fotos: Tóia Oliveira

Final da Noite de Gala no CIC reuniu no palco todos os sapateadores que se apresentaram