18.1 C
fpolis
segunda-feira, abril 29, 2024
Cinesystem

FloripAmanhã renova compromisso com o Movimento ODS SC

spot_img

FloripAmanhã renova compromisso com o Movimento ODS SC

spot_imgspot_img

A FloripAmanhã recebeu este mês a renovação do Selo Signatário 2024 ao Movimento Nacional ODS Santa Catarina. A Organização aderiu ao Movimento ODS em 2020, assumindo o compromisso contido na Agenda 2030 elaborada pela ONU que prevê plano de ação para a erradicação da pobreza e promoção de vida digna para todos.

Em 2023, a entidade cumpriu os seis compromissos de signatário com o movimento nacional, demonstrando o importante compromisso com a responsabilidade social corporativa e um futuro mais sustentável.

O Movimento ODS Santa Catarina é constituído por voluntários, formado por pessoas físicas e jurídicas, de caráter apartidário, plural e ecumênico. Possui signatários em todas as Regiões de Santa Catarina e visa facilitar a incorporação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no dia a dia das pessoas e práticas das organizações.

A Agenda 2030 é um plano de ação para as pessoas, o planeta e a prosperidade, que busca fortalecer a paz universal. O plano indica 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS, e 169 metas, para erradicar a pobreza e promover vida digna para todos, dentro dos limites do planeta.

A ideia foi lançada em setembro de 2015 em decisão dos representantes dos 193 Estados-membros da ONU, reunidos em Nova York, que reconheceram que a erradicação da pobreza em todas as suas formas e dimensões, incluindo a pobreza extrema, é o maior desafio global e um requisito indispensável para o desenvolvimento sustentável.

Ao adotarem o documento “Transformando o Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”, os países comprometeram-se a tomar medidas ousadas e transformadoras para promover o desenvolvimento sustentável nos próximos 15 anos sem deixar ninguém para trás.

“Ser signatário do Movimento representa uma decisão estratégica que vai além de simplesmente aderir a uma iniciativa. A participação proporcionou oportunidades valiosas de networking e colaboração. A troca de experiências e conhecimentos com outras organizações signatárias tem se revelado enriquecedora”, destaca o presidente da FloripAmanhã, Salomão Mattos Sobrinho.

Como principais destaques relacionamos que:

Em 2023, foi lançado o 7º Relatório Anual de Progresso dos Indicadores de Florianópolis (RAPI), que é o resultado da coleta e análise de indicadores de sustentabilidade ambiental, urbana e fiscal, bem como um conjunto de recomendações aos entes públicos. O documento dá visibilidade a um conjunto de 197 indicadores, e se baseia na metodologia do Programa Cidades Emergentes e Sustentáveis (CES), do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Esse trabalho coletivo envolve, desde 2017, diferentes organizações e tem como objetivo acompanhar, de forma técnica e imparcial, o desenvolvimento da cidade em questões que impactam a sua sustentabilidade e a qualidade de vida de seus cidadãos.

O Grupo Executivo de Trabalho Ver a Cidade Floripa, que coordena a coleta, semaforização e elaboração do relatório final do RAPI é composto pela Associação FloripAmanhã, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e o Observatório Social do Brasil – Florianópolis. Última edição disponível para download pelo link: RAPI

Foi realizado também o lançamento da Agenda Floripa 2030/2040/2050, uma versão atualizada do Projeto Floripa 2030, um processo de construção coletiva de estratégias de desenvolvimento sustentável, econômico, sociocultural e urbano territorial para Florianópolis. A publicação é dividida em 5 capítulos:

1. Visão de futuro para Florianópolis;

2. Fundamentos de Cenários;

3. Cenários para Florianópolis em 2030/2040/2050

4. Diretrizes Estratégicas para a Modelagem do Futuro

5. Projetos Estruturantes

Disponível no link Agenda Floripa 2030/2040/2050

Além disso, a FloripAmanhã participa de diversos grupos, conselhos, fóruns e frentes parlamentares e ainda coordena os seguintes grupos:

·         FORTUR – Fórum de Turismo da Grande Florianópolis

·         GG Programa Florianópolis Cidade Criativa Unesco da Gastronomia

·         Floripa Sustentável  

·      Grupo para ampliar doação do IRPF aos Fundo do Idoso e da Criança e do Adolescente

Outras ações de destaque da FloripAmanhã

Em 2023, a entidade promoveu um fórum sobre a revitalização do Aterro da Baía Sul, um evento que discutiu sobre os caminhos e soluções para uma ocupação mais inclusiva, criativa e financeiramente sustentável do local. E também participou do Fórum 2050 Cidades Sustentáveis, com o tema saneamento básico.

Com o apoio da FloripAmanhã, Florianópolis recebeu o 1º Encontro Brasileiro das Cidades Criativas Unesco da Gastronomia, promovido pelo Sistema Fecomércio, Sesc e Senac de Santa Catarina. Florianópolis foi a primeira cidade brasileira a conquistar o título, em 2014, sendo esse um dos grandes feitos da FloripAmanhã, que coordenou todo o projeto e mantém a chancela ativa até hoje. Ainda sobre esse tema, a entidade lançou o livro “Florianópolis Cidade Criativa Unesco da Gastronomia: a cultura dos sabores da Ilha de Santa Catarina”, uma obra que conta a história da culinária da Capital e traz deliciosas receitas de chefs contemporâneos.

Pelo terceiro ano consecutivo, a FloripAmanhã promoveu uma campanha, juntamente com a Prefeitura de Florianópolis, entidades empresariais, sociais e de contabilidade, para incentivar as pessoas a destinarem parte do seu Imposto de Renda (IR) a projetos sociais locais, que apoiam crianças e idosos. Juntos, o Fundo da Adolescência (FIA) e o Fundo do Idoso (FI) receberam cerca de R$ 2 milhões do Imposto de Renda 2023, conforme levantamento do Sindifisco Nacional/Delegacia Sindical de Florianópolis, que reúne os auditores fiscais da Receita Federal. 

“A Associação FloripAmanhã busca continuamente um processo de planejamento e gestão urbana comprometido com a superação das deficiências e com a ampliação da qualidade de vida em Florianópolis. Esse é um trabalho feito com a união de pessoas interessadas na construção coletiva da cidade que queremos hoje e sempre”, destaca o presidente da entidade, Salomão Mattos Sobrinho.

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img