18.6 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

FloripAmanhã: um legado de 17 anos, em busca do crescimento sustentável de Florianópolis

spot_img

FloripAmanhã: um legado de 17 anos, em busca do crescimento sustentável de Florianópolis

spot_imgspot_img

A Associação FloripAmanhã foi criada com o objetivo de unir esforços e articular forças de diferentes atores da sociedade em busca da construção coletiva da cidade que queremos: preservada, planejada, inovadora e segura. Ao longo desses 17 anos, foram muitas contribuições para nossa cidade.

“A Associação FloripAmanhã busca continuamente um processo de planejamento e gestão urbana comprometido com a superação das deficiências e com a ampliação da qualidade de vida em Florianópolis. Esse é um trabalho feito com a união de pessoas interessadas na construção coletiva da cidade que queremos hoje e sempre”, destaca o presidente da entidade, Jaime de Souza.

Confira alguns dos projetos que a entidade fundou ao longo dessas quase duas décadas de associativismo.

Adote uma praça

O programa Adote uma Praça foi lançado em 2007 através da união de esforços da iniciativa privada e da Prefeitura, com a participação também de outras associações representando a comunidade. O projeto tem como propósito resgatar o espaço público como área de lazer, com segurança, revitalizada e que promova qualidade de vida para nossos moradores. Dos cerca de 200 espaços públicos existentes em Florianópolis, 50% foram adotados através do programa, representando economia para o poder público e benefícios para a população. Dentre as praças revitalizadas estão a Praça Celso Ramos, a Praça XV de Novembro, o Largo da Alfândega, entre muitas outras.

Para o vice-presidente da FloripAmanhã, Salomão Mattos Sobrinho, que coordena o Grupo de Trabalho de Revitalização de Espaços Públicos e Meio Ambiente (Revit) da associação, esse é um projeto que merece destaque nesses 17 anos. “O Programa evoluiu muito e hoje apresenta uma experiência exitosa. Vale frisar que não há envolvimento de dinheiro público, pois é um trabalho voluntário, mas se percebe uma nova dinâmica de trabalho, permitindo mais agilidade e melhores resultados”, reforça. 

Planejamento Urbano

Em 2008, a FloripAmanhã lançou o Projeto Floripa 2030, um processo de construção coletiva de estratégias de desenvolvimento sustentável, econômico, sociocultural e urbano territorial para Florianópolis. A iniciativa foi algo inédito, nunca havia sido delineada uma visão de futuro para a cidade a partir da sociedade civil organizada, e até hoje continua sendo um importante norteador de projetos da iniciativa privada e do poder público.

O Projeto Floripa 2030 foi o vencedor do Prêmio Von Martius de Sustentabilidade, categoria “Humanidade”. Concorreram à edição 2010 do Prêmio promovido pela Câmara Brasil-Alemanha 111 projetos vindos de todo o País, dos quais 55 na categoria vencida pelo Floripa 2030. Uma nova versão foi lançada oito anos depois, onde constam os “Avanços e Influências da Agenda Floripa 2030 no Contexto de 2016”.

Outro grande projeto que teve a participação ativa da FloripAmanhã foi o Relatório Anual de Progresso dos Indicadores de Florianópolis – RAPI. Lançado pela primeira vez em 2019, o relatório aponta caminhos para o desenvolvimento sustentável da cidade. Ele é o resultado de uma ampla pesquisa de coleta e análise de indicadores de sustentabilidade ambiental, urbana e fiscal, bem como um conjunto de recomendações aos entes públicos. Já na quinta edição, o relatório busca auxiliar governo e sociedade a estabelecerem e seguirem prioridades claras e mensuráveis para o desenvolvimento sustentável da cidade e contribuir para a avaliação das políticas públicas urbanas, a partir de uma visão técnica, objetiva e metodologicamente embasada.

Cidade Criativa da Gastronomia

A FloripAmanhã sempre buscou estimular a economia criativa e a cultura de cooperação entre poder público, empresas e sociedade civil organizada. E foi por iniciativa da entidade que Florianópolis entrou para o seleto grupo da Rede Mundial de Cidades Criativas da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura – UNESCO.

Foram cinco anos de muito trabalho até o anúncio da conquista, em dezembro de 2014. A capital de Santa Catarina tornou-se a primeira cidade brasileira a participar da Rede da UNESCO na categoria Gastronomia. Com esta chancela internacional, Florianópolis iniciou um Programa para qualificar a cadeia produtiva da gastronomia, incrementar o setor turístico-gastronômico local e contribuir para o desenvolvimento socioeconômico e cultural da região.

“Essa conquista foi uma verdadeira vitória de um sonho coletivo. Foi uma grande honra e uma responsabilidade para a cidade receber esta certificação, que ajudou a impulsionar a qualificação do setor”, lembra Anita Pires, coordenadora do projeto, que viajou o Brasil e o mundo para apresentar o case de Florianópolis como Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia.

O Baile Místico também merece destaque nessa trajetória. Criado em 2019 numa iniciativa conjunta entre a Associação FloripAmanhã, o Museu da Escola Catarinense e outros parceiros, é um cortejo alegórico à fantasia inspirado na lenda do baile das bruxas de Itaguaçu, criado pelo artista Gelci Coelho, o Peninha. No ano seguinte o projeto deu origem ao Outubro Místico através de uma Lei municipal, passando a integrar o calendário cultural da Capital. 

Contribuição social

Pelo segundo ano consecutivo, em 2022 a FloripAmanhã promoveu uma campanha, juntamente com a Prefeitura de Florianópolis, entidades empresariais, sociais e de contabilidade, para incentivar as pessoas a destinarem parte do seu Imposto de Renda (IR) a projetos sociais locais, que apoiam crianças e idosos. O resultado deste ano foi quase o dobro de 2020, quando a campanha começou. Juntos, o Fundo da Adolescência (FIA) e o Fundo do Idoso (FI) receberam R$ 2,3 milhões do Imposto de Renda 2022, conforme levantamento do Sindifisco Nacional/Delegacia Sindical de Florianópolis, que reúne os auditores fiscais da Receita Federal. 

Governança Pública

A Associação FloripAmanhã sempre acreditou no Conselho Metropolitano para o Desenvolvimento da Grande Florianópolis (COMDES) como instância estratégica para o fortalecimento, planejamento urbano integrado e desenvolvimento sustentável da região. Desde 2009 participa ativamente do Conselho, que teve papel fundamental no processo de criação da Região Metropolitana da Grande Florianópolis (RMF).

Também participou da fundação de importantes movimentos como o Floripa Sustentável, ForTur – Fórum de Turismo da Grande Florianópolis, REC Floripa – Rede de Economia Criativa, Rede de Monitoramento Cidadão – Ver a Cidade e o  Grupo Interinstitucional para Gestão de Resíduos Sólidos de Florianópolis. 

Todas estas iniciativas já foram ou estão sendo coordenadas pela FloripAmanhã e juntas somam dezenas de organizações de variados tipos, como ONGs, entidades de classe, da academia e do setor produtivo. Além disso, a FloripAmanhã possui representação em mais de dez Conselhos ou Comitês municipais, e faz uso da atuação em Conselhos de Desenvolvimento regionais para inclusão de projetos de interesse da comunidade no orçamento da Prefeitura.

A Associação produziu ainda publicações importantes, como o Plano de Ordenamento Náutico, a Oficina de Desenho Urbano, entre outros, disponíveis em https://floripamanha.org/publicacoes/

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img