27.5 C
fpolis
terça-feira, abril 23, 2024
Cinesystem

Fort Atacadista adota praça do Largo da Alfândega, um dos espaços mais tradicionais da região central de Florianópolis

spot_img

Fort Atacadista adota praça do Largo da Alfândega, um dos espaços mais tradicionais da região central de Florianópolis

spot_imgspot_img

Além de revitalizar o endereço, a rede também irá cuidar da manutenção do espaço; a reabertura está marcada para este sábado (26) com cerimônia e atrações culturais

A praça do Largo da Alfândega, ao lado do Mercado Público de Florianópolis, foi inaugurada pela Prefeitura Municipal em fevereiro de 2020 – um mês antes do início da pandemia; porém, neste período em que a circulação de pedestres diminuiu e muitas atividades foram cessadas, o espaço ficou subutilizado, com ares de abandono e acabou até mesmo sofrendo depredação. Foi aí que surgiu o convite da Secretaria de Turismo de Florianópolis para o Fort Atacadista adotar a praça, contribuindo para as melhorias necessárias e, principalmente, para a manutenção de um espaço com tanta importância para a história da cidade.

A cerimônia que marca a adoção da praça, já devidamente revitalizada pelo Fort Atacadista e pronta para acolher a comunidade, está marcada para este sábado, dia 26 de março, às 10h, dando continuidade à programação especial da Prefeitura pelo aniversário da capital catarinense. “Queremos melhorar a experiência do público que frequenta a praça, sejam os moradores ou turistas, para que desfrutem desse espaço tão rico para a nossa história com mais segurança e conforto, além de destacar curiosidades sobre o Largo da Alfândega e a cultura açoriana”, explica Silvia Marquez, coordenadora regional de marketing do Fort Atacadista.
Entre as principais melhorias, a ativação de cinco espelhos d´água e um novo projeto de jardinagem – tudo para deixar o espaço mais bonito e prazeroso de frequentar, e até mesmo para estimular a população a zelar mais por esta área pública. “A proposta é entregar um espaço revitalizado para o público e, junto à Prefeitura e demais órgãos públicos, conscientizar a população a valorizar e também cuidar do espaço”, completa Silvia. Ao longo da praça, foram instalados totens com fotos que marcaram a história da região, destacando fatos curiosos e que resgatam um pouco da cultura açoriana. Os conteúdos, assinados pelo historiador Sérgio Luiz Ferreira, permeiam cinco elementos: mar, terra, religiosidade, artesanato e folclore. “Aqui no Largo da Alfândega nós encontramos todos os elementos da cultura da Ilha; é, sem dúvida, o lugar onde a cultura de Florianópolis se encontra. Por isso, buscamos reunir nesses totens conteúdos pertinentes a todos esses aspectos, contemplando por exemplo a pesca da tainha, a farinha de mandioca, entre outros”, destaca o historiador. As ilustrações são do artista plástico Jesus Fernandes. Além da entrega da praça revitalizada, o Largo da Alfândega contará com uma agenda de eventos e intensa programação cultural assinada pela Secretaria Municipal de Turismo para movimentar e dar ainda mais vida ao espaço. Neste sábado (26), além da cerimônia às 10h com a presença de autoridades locais, o público está convidado a prestigiar apresentações culturais, como o Boi de Mamão, Roda de Rendeiras e Ratoeiras, Grupo Afro Pegada Nagô e Pau de Fita Sambaqui.

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img