22.5 C
fpolis
quarta-feira, abril 24, 2024
Cinesystem

Procissão Senhor dos Passos acontecerá nos dias 02 e 03 de abril em Florianópolis

spot_img

Procissão Senhor dos Passos acontecerá nos dias 02 e 03 de abril em Florianópolis

spot_imgspot_img

Depois de dois anos, procissão retorna para as ruas para sua 256ª edição.

Foi realizada na manhã desta quinta-feira, 24 de março, na CDL em Florianópolis, a reunião de lançamento da Procissão do Senhor dos Passos que celebra em 2022 sua 256ª edição. A comissão organizadora, liderada pelo membro da Irmandade Senhor Jesus dos Passos, Rogerio Laureano, apresentou todo planejamento já executado e as demandas, compartilhando com as demais entidades, Prefeitura, Polícia Militar, Guarda Municipal, Comcap, Floram, Ipuf, Iphan, Fundação Franklin Cascaes e Corpo de Bombeiros para a realização do evento. Dentre as principais demandas foi o alinhamento junto aos órgãos competentes referente às condições necessárias para realização do evento, visando manter a tradição e a segurança dos fiéis.

“Esse ano nós vamos realizar a Procissão da Esperança. Pela primeira vez na história do Nosso Senhor dos Passos ficamos dois anos sem sair com as imagens, estamos voltando para agradecer a fé e o povo sair na rua com muita gratidão, muita esperança”, destacou Rita Peruchi, vice-provedora da Irmandade Senhor dos Passos.

Há 256 anos, a Procissão do Senhor dos Passos ganha às ruas do Centro da capital catarinense como símbolo de fé e história. A festividade iniciou em 1766, após dois anos uma embarcação com destino a cidade de Rio Grande (RS), ter atracado na Ilha do Desterro trazendo a imagem baiana de Senhor Jesus dos Passos. Por uma vontade divina, assim acreditaram os católicos da Ilha, a vinda por engano da escultura que rememora o sofrimento de Jesus Cristo crucificado, se tornou símbolo de devoção. A imagem é atribuída ao escultor baiano Francisco das Chagas.

“Nestes dois anos, muitas vidas se perderam, muitas famílias tiveram sua estrutura ceifada e, 2022 será o ano de homenagearmos tantas Marias e Paulos que não venceram essa luta. Será o ano para agradecer pela ciência, por aqueles que incansavelmente dedicam sua existência para salvar vidas. E mais, será o ano de pedirmos, pedirmos pelo fim da fome, pelo fim da guerra, para que os homens de bem vençam aos homens de guerra. Como diz o canto, mesmo se a cruz pesada for, Cristo estará conosco, não podemos desistir da fé! E é essa fé que guiará nossos passos nos dias 2 e 3 de abril. Precisamos resgatar as famílias, os jovens, orar pelos enfermos”, destacou o coordenador da Procissão, Rogerio Laureano.

Os jovens estão cada vez mais envolvidos no processo e este ano com o apoio do irmão João Carlos Santana Filho. “Os jovens são importantes para a procissão para manter viva essa tradição de nosso estado, são os jovens o futuro da igreja, são eles que futuramente irão manter viva a chama de Cristo. Precisamos reunir cada vez mais jovens na Procissão Senhor dos Passos para nos unirmos e termos forças para mostrar que a única salvação é Cristo, para levarmos a todos os cantos do nosso estado que estamos firmes na fé e que o lugar do jovem também é em oração e devoção”, destaca João.

“A Polícia Militar, através do 4º Batalhão, mais uma vez participará da Procissão Senhor dos Passos. É um momento muito importante para a cidade de Florianópolis, com uma grande concentração de pessoas em dois dias e isso denota, é claro, uma preocupação da Polícia Militar, tanto da segurança das pessoas, que sabemos que são pessoas de boa índole, de bom coração, por estarem lá presentes, mas principalmente pelo entorno, os veículos que circulam e toda outra situação que gera na cidade. Então, estamos aqui envolvidos e temos a preocupação das milhares de pessoas que participarão e a Polícia Militar dará todo o apoio necessário para mais uma vez estarmos abençoando esse evento”, Tenente-Coronel Cidral, Comandante do 4º BPM.

O provedor da Irmandade Senhor dos Passos, Eduardo Dutra Silva destacou que em 2022 será uma emoção a mais, com o retorno depois de dois anos longe das ruas. “Temos que resgatar o conceito da família, dos valores, o cristão, independente da religião, mas sim aquele que tem uma devoção a Deus, para que estejamos todos juntos, lado a lado, na caminha pela fé”.

A organização reforça que serão seguidos todos os protocolos de saúde e segurança, em virtude do quadro pandêmico e que reforçará para que todos os participantes utilizem máscara.

A imagem

Esculpida em madeira pelo baiano Francisco Chagas, a imagem de Nosso Senhor Jesus dos Passos estava originalmente destinada a uma igreja da cidade de Rio Grande, no Rio Grande do Sul (RS). Em 1764, o barco que a trazia fez escala para abastecimento na antiga Nossa Senhora do Desterro (Florianópolis). Após três tentativas frustradas em seguir viagem ao Rio Grande, devido às fortes tempestades, a tripulação tomou como sinal divino de que a imagem deveria permanecer na cidade, onde já havia recebido visitas nos dias que permaneceu no porto. Dois anos depois, em 1766 foi realizada a primeira Procissão.

A imagem representa a primeira queda de Jesus a caminho do Calvário. Em tamanho natural, tem o joelho esquerdo apoiado no chão e as mãos seguram a grossa cruz amparada no ombro esquerdo. A túnica de tecido roxo decorada com bordados dourados deixa a mostra os pés do Senhor dos Passos. No rosto escorrem suor e sangue, provocados pela coroa de espinhos que prendem os longos cabelos.

Programação

Dia 27/03 – Domingo

8 horas – Missa de Investidura de Novos Irmãos e Irmãs

Local:Capela Menino Deus (Irmandade do Senhor Jesus dos Passos)

Dia 30/03 – Quarta-feira

19 horas – Missa e Bênção do Santíssimo Sacramento

Local:Capela Menino Deus (Irmandade do Senhor Jesus dos Passos)

Dia 31/03 – Quinta-feira

9 horas – Missa e Administração do Sacramento da Unção dos Enfermos

19 horas – Missa e Bênção do Santíssimo Sacramento

Local:Capela Menino Deus (Irmandade do Senhor Jesus dos Passos)

Dia 01/04 – Sexta-feira

19 horas – Missa e Bênção do Santíssimo Sacramento

Local:Capela Menino Deus (Irmandade do Senhor Jesus dos Passos)

Dia 02/04 – Sábado

7h30 – Missa e Procissão do Carregador

18 horas – Missa em honra do Senhor Jesus dos Passos

20 horas – Transladação da Imagem do Senhor Jesus dos Passos e da Nossa Senhora das Dores da Capela Menino de Deus para a Catedral Metropolitana

Dia 03/04– Domingo

9h30 – Missa na Catedral Metropolitana com a participação da Irmandade do Senhor Jesus dos Passos

16 horas – Procissão do Encontro das Imagens do Senhor Jesus dos Passos e Nossa Senhora das Dores.

Dia 04/04 – Segunda-feira

8h30 – Missa de Ação de Graças

Local: Capela Menino Deus do Hospital de Caridade

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img