23.5 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Fórum Global de Inovação e Empreendedorismo em Florianópolis

spot_img

Fórum Global de Inovação e Empreendedorismo em Florianópolis

spot_imgspot_img

O 3º infoDev Fórum Global de Inovação e Empreendedorismo acontece este ano, pela primeira vez fora da Índia, junto com o XIX Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas, em Florianópolis (SC), de 26 a 30 de outubro. O evento será realizado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia Brasileiro, a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), que são os responsáveis pelo Seminário em parceria com o Programa infoDev/IFC, vinculado ao Banco Mundial.

Para José Eduardo Fiates, líder temático da Anprotec, a idéia central é apresentar e debater iniciativas, projetos, empresas e programas que estão promovendo o desenvolvimento inclusivo entre as nações, além de identificar o papel das incubadoras e parques nessa agenda e replicar esses modelos para outros países em desenvolvimento.

Segundo Sheila de Oliveira Pires, superintendente da Anprotec, a junção das iniciativas proporcionará a interação no mundo da inovação e empreendedorismo, já que em um mesmo ambiente estarão reunidos empreendedores, lideres governamentais, gestores, pesquisadores, representantes de entidades de fomento a ciência e tecnologia. A expectativa é atrair cerca de 1.000 participantes de mais de 50 países.

Programação

A programação é variada e contempla mini-cursos, workshops, encontros, sessões plenárias, reunião de negócios, visitas técnicas, assembléias e a entrega da 13ª edição do Prêmio Nacional de Empreendedorismo Inovador. Além disso, os participantes podem participar com apresentação de trabalhos resultantes de projeto ou ação que tenha contribuído efetivamente para o desenvolvimento de alguma localidade.

Florianópolis – o “Vale do Silício Brasileiro”

A escolha da capital catarinense não foi por acaso. Florianópolis é uma das dez cidades mais dinâmicas do mundo, segundo a revista norte-americana Newsweek. Considerada um crescente pólo de tecnologia, industrial e do turismo brasileiro, a cidade se caracteriza, atualmente, como um ambiente favorável para a consolidação de empresas privadas, o que a concedeu a reputação de “Vale do Silício do Brasil”.

De acordo com Fiates, além dos requisitos técnicos atendidos, Florianópolis vem se consolidando como uma cidade voltada para a inovação. “Temos aqui um pólo tecnológico desenvolvido, que hoje conta com 450 empresas de software, hardware e serviços de tecnologia”, lembra o dirigente. Fiates conta, ainda, que o setor já é considerado o principal PIB do município e o valor de arrecadação de ISS foi de aproximadamente R$ 10 milhões em 2008.

“O Brasil é considerado um dos principais destaques na formação de micro e pequenos empreendimentos em incubadoras e parques entre os países em desenvolvimento. Assim, decidiu-se aproveitar o momento e as potencialidades locais para a realização dos encontros em nossa capital”, complementa.

Serviço

3º infoDev Fórum Global de Inovação & Empreendedorismo e XIX Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas

Data: 26 a 30 de outubro
Local: Florianópolis (SC)
Informações: www.gf-bns.com.br

Sobre a Anprotec

Criada em outubro de 1987, a Associação Nacional das Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), com sede em Brasília (DF), é a única organização brasileira representativa das entidades gestoras de incubadoras de empresas, pólos, parques tecnológicos e tecnópoles. Tem como missão representar e defender os interesses destas instituições para promover o desenvolvimento socioeconômico do País por meio da criação e fortalecimento de empresas que possuem como base o conhecimento e a inovação.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img