13.9 C
fpolis
terça-feira, maio 24, 2022
Cinesystem Villa Romana Shopping

Fórum Parlamentar de SC definirá traçado final do contorno viário da Grande Florianópolis

spot_img

Fórum Parlamentar de SC definirá traçado final do contorno viário da Grande Florianópolis

spot_imgspot_img

A decisão sobre o traçado final do Contorno Viário da Grande Florianópolis, em Palhoça, será do Fórum Parlamentar Catarinense, composto pelos 16 deputados federais e três senadores do Estado. O anúncio foi feito pelo diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Jorge Bastos, durante reunião extraordinária da Comissão de Transportes e Desenvolvimento Urbano (CTDU), sexta-feira, 19, na Assembleia Legislativa (AL). As informações são da Agência de Notícias da AL.

No encontro, Bastos expôs à CTDU duas alternativas: usar o leito da BR-282, em Palhoça, para ligar o contorno viário à BR-101 ou manter o traçado original.

Camilo Martins (PSD), prefeito de Palhoça, afirmou que o contorno é relevante para o município, mas enfatizou que o traçado original cria problemas sociais. “O local escolhido gera segregação de pessoas, a pressão dos moradores está muito grande, queremos uma definição”, explicou. Segundo ele, o município sugeriu à ANTT a construção de elevados e túneis no traçado original.

O presidente da CTDU, deputado João Amin (PP), elogiou a disposição do diretor-geral da ANTT de apresentar à comissão a situação atual do contorno viário da Grande Florianópolis e agradeceu a presença de entidades, lideranças políticas e comunitárias que acompanharam a exposição da ANTT.

BR-282

De acordo com Wallace Roque, diretor de projetos da ANTT, o órgão estuda três modelos de uso da BR-282, em Palhoça, para ligar o contorno viário da Grande Florianópolis à BR-101 Sul. A primeira hipótese mantém a plataforma atual da BR-282, mas com três faixas nos dois sentidos, sem barreira física separando as pistas.

A segunda acrescenta barreira física entre as pistas e alças em desnível. A terceira transforma a BR-282 em uma via expressa para o contorno, jogando o tráfego da BR-282 para vias marginais.

spot_img